A Ford anuncia a produção dos primeiros motores movidos a hidrogênio, para equipar os ônibus E-40, veículos que serão utilizados por frotistas da Florida, nos Estados Unidos e posteriormente para outras regiões da América do Norte e entrarão em operação até o final de 2006. Os propulsores V-10 possuem 6,8 litros, superalimentador supercharger de rosca dupla e intercooler água-ar, para aumentar a potência e eficiência, e na lubrificação é utilizado óleo sintético especial. Até chegar ao estágio de produção, os motores passaram por mais de sete mil horas, desde o desenvolvimento até os testes em dinamômetros, com o objetivo de atender os requisitos: desempenho, eficiência e durabilidade.
O propulsor a hidrogênio utiliza válvulas e assentos de válvulas com materiais mais resistentes, para compensar as propriedades reduzidas de lubrificação do hidrogênio, em comparação a gasolina ou o gás natural. Apresenta velas de ignição com pontas de irídio, para aumentar a vida útil, bobinas de ignição de alta energia e rede de combustível projetados para o hidrogênio, com dutos de alto volume. Seus pistões, bielas, anéis e vedações foram desenhados para operar com uma maior taxa de compressão.