A cidade de Fortaleza/CE está investindo na melhoria de seu sistema de transporte coletivo, que conduz cerca de 850 mil passageiros por dia. Para isso, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), implantou um sistema de monitoramento em toda a frota de coletivos da capital cearense. Desde julho, o sistema já está em funcionamento e realiza controle, em tempo real, da operação das empresas concessionárias.

O equipamento possui um receptor GPS (Global Positioning System) que faz leitura, a cada fração de segundo, de informações como localização, movimentação, hora universal, direção e velocidade do veículo. O módulo capta ainda a situação do motor (ligado/desligado) e dos sensores de entrada. O sistema também avalia o resultado dos contadores internos.

A empresa mineira Maxtrack forneceu os equipamentos, que foram instalados nos 2700 ônibus da frota da capital pernambucana. O objetivo da empresa que controla o transporte urbano na cidade é melhorar a qualidade do serviço