A Foton Aumark do Brasil, distribuidora dos caminhões chineses da marca Foton, acaba de assinar um contrato com a SPI integradora, parceira de negócios da IBM Brasil, para o desenvolvimento de uma solução denominada \”Condition based monitoring\”. O sistema monitorará as informações de telemetria dos caminhões de forma integrada, de acordo com os pré-requisitos definidos pela companhia.
De acordo com a empresa, a ferramenta permite o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros dos caminhões para a detecção imediata de irregularidades e a previsão de tendências. Assim, a análise dos dados coletados permite a antecipação de futuras e possíveis falhas nos veículos aumentando a sua disponibilidade e tempo de uso, além de reduzir possíveis impactos negativos ao trânsito e ao meio ambiente.
Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da companhia, destaca que o “objetivo da empresa é fornecer aos clientes não só um caminhão de primeira qualidade, mas também um serviço de pós-vendas que fortaleça a imagem positiva dos veículos e da marca”. Assim, segundo ele, o cliente tem a sua disposição uma solução “analisa precocemente – online – todas as informações mais relevantes sobre o funcionamento do veículo, permitindo a tomada de medidas preventivas que evitem que um defeito mais grave ocorra”.