A atividade industrial e desempenho econômico da Fras-le no segundo trimestre do ano apontam perspectivas positivas, uma vez que, no primeiro trimestre os níveis de crescimento apresentaram-se elevados.  De acordo com a empresa, no mercado nacional o reposicionamento de preços na linha de pastilhas de freio e os descontos promocionais na linha de lonas de freio para veículos pesados, estratégias utilizadas no primeiro trimestre de 2009 e mantidas parcialmente durante o segundo trimestre contribuíram para impulsionar as vendas no mercado de reposição. A companhia também apresentou boa recuperação no segundo trimestre no mercado externo. Já no mercado norte-americano, principal destino das exportações da companhia, a redução foi pequena se comparada ao primeiro semestre de 2008. Ainda neste mercado, a Fras-le iniciou em junho deste ano a comercialização de pastilhas de freio para a reposição local. Daniel Raul Randon, diretor-superintendente e de relações com investidores da Fras-le, diz que apesar da reação favorável, o desempenho operacional ficou comprometido na primeira metade do ano, principalmente pela redução nos volumes de vendas no primeiro trimestre, em conseqüência da crise econômica, pela consolidação dos resultados pré-operacionais da unidade industrial da China, que entrou em operação a partir de julho, e também pelos resultados da unidade industrial dos Estados Unidos, que declinaram em conseqüência da forte retração da indústria automobilística norte-americana.

Destaques no 2º trimestre de 2009

Receita bruta consolidada: R$ 137,2 milhões ou 18,3% superior ao 1º trimestre
Receita líquida consolidada: R$ 105,6 milhões ou 18,5% superior ao 1º trimestre
Exportações Fras-le Brasil (FOB): US$ 20,1 milhões ou 26,4% a mais que o 1º trimestre
Lucro bruto consolidado: R$ 32,7 milhões ou 51,4% maior que o 1º trimestre
Lucro líquido consolidado: R$ 13,6 milhões ou 750,0% superior ao 1º trimestre