O percentual de redução dependerá de cada contrato
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu reduzir as tarifas de pedágio nas rodovias de São Paulo concedidas à iniciativa privada. O percentual de redução dependerá de cada contrato, mas vai variar de 10% a 20%.
O acordo foi fechado nas últimas semanas com duas das principais empresas que gerenciam rodovias paulistas – incluindo Imigrantes, Anchieta, Anhanguera, Bandeirantes e Castello Branco. As negociações com as demais concessionárias também estão em fase final.
A reformulação dos contratos com as concessionárias foi uma das principais promessas da campanha que elegeu Alckmin em 2010. A data para vigorar as novas tarifas ainda será definida. Mas Alckmin poderá anunciar a medida em maio – caso consiga viabilizar algumas pendências jurídicas.
O corte nas tarifas de pedágio é uma das bandeiras do tucano para tentar neutralizar críticas da oposição ao governo do PSDB em SP. A decisão foi acelerada após medidas populares da presidente Dilma Rousseff (PT) para desoneração de vários setores, como a da energia elétrica e a da cesta básica.
Da Folha de S. Paulo