O Grupo Fiat encerrou o segundo trimestre do ano com receitas e resultado operacional recordes. As receitas, relativas a todos os negócios somados atingiram 17 bilhões de euros no trimestre, 12% acima do registrado no segundo trimestre de 2007. Pela primeira vez o resultado operacional (\”trading profit\”) superou a barreira de 1 bilhão de euros em um trimestre (1,13 bilhão de euros), com crescimento de 19,6% sobre igual trimestre no ano anterior. A margem sobre as receitas avançou para 6,7%, ante 6,2% em 2007. Ainda no trimestre, o lucro líquido somou 646 milhões de euros, superior ao resultado de 627 milhões de euros registrado no mesmo período de 2007.

Na soma do primeiro semestre, o Grupo Fiat acumula receitas de 32 bilhões de euros, com acréscimo de 10,9% sobre o mesmo período do ano anterior, resultado operacional de 1,9 bilhão de euros, superior em 23,1% na comparação com o primeiro semestre de 2007, e lucro líquido de 1,073 bilhão de euros, ligeiramente superior ao registrado em igual período do ano passado. No relatório divulgado junto com o balanço, o Grupo reafirma também o seu compromisso de atingir os objetivos propostos para 2008 e 2009.

As receitas do Grupo cresceram cerca de 12%, para 17 bilhões de euros, na soma de todos os negócios do grupo, no segundo trimestre do ano O Fiat Group Automobiles (FGA) alcançou no trimestre a venda de 644.700 veículos, crescendo 11,4% em comparação com o segundo trimestre de 2007.

As receitas do setor de máquinas para agricultura e construções, no qual o Grupo Fiat atua através da CNH, que reúne as marcas Case e New Holland, aumentaram 10,6% em euros ou 28,1% quando contabilizado em dólares norte-americanos). As fortes vendas de tratores de alta potência e colheitadeiras, somados a melhores preços e mix de produtos, mais do que compensaram a contínua debilidade do mercado de máquinas para a construção na América do Norte e na Europa.

Os veículos industriais (Iveco) conseguiram um incremento de receitas de 7,8%, devido aos maiores volumes (+4,3% em comparação com o segundo trimestre de 2007) e aos melhores preços. Na Europa, o mercado permaneceu relativamente estável. As vendas da Iveco registraram um forte aumento no Leste Europeu (+20,1%) e na América Latina (+46,9%).

– Mercado doméstico

No Brasil, o Grupo Fiat encerrou o primeiro semestre do ano consolidando sua posição estratégica nos diversos mercados em que atua. A Fiat Automóveis é líder de mercado, com 25,1% de participação nas vendas internas de automóveis. No semestre, vendeu 335.886 unidades.

A Iveco, com 4.736 unidades vendidas e 7,7% de participação de mercado, é a marca que mais cresce no mercado de caminhões, enquanto a CNH confirma sua posição de liderança, com 24,49% do mercado de tratores, 50,64% do segmento de colheitadeiras e 38% de market share em máquinas para construção.