A MAN acaba de divulgar ao mercado global que no primeiro semestre deste ano a unidade “Truck & Bus” da empresa aumentou o volume de pedidos em 31%, totalizando 4,8 bilhões de euros. Levando em consideração todo o Grupo a alta foi de 22% no mesmo período. Com isso, o Grupo incrementou sua receita em 18% no primeiro semestre do ano, para 8.0 bilhões de euros. O negócio de veículos comerciais na Europa cresceu 30%.
Já os negócios da MAN Latin America cresceram 19%, com um cifra de 1,8 bilhão de euros – de janeiro a junho de 2011 -, aumentando sua receita em 19%.
No comunicado emitido pela empresa com seus resultados semestrais, o Grupo destacou também o fato de a Volkswagen AG estar negociando a possibilidade de assegurar a fatia majoritária na MAN, com uma participação de 55,9% da empresa na Europa. No documento, o Grupo ressalta que esta decisão possibilitará uma aliança estratégica com a Volkswagen e Scania.
“A cooperação mais estreita levará a substanciais sinergias em compras, desenvolvimento e produção, e criará assim significativo valor para todas as partes. A MAN poderá alavancar melhor o potencial oferecido pela globalização e mudança tecnológica trabalhando com esses parceiros do que por conta própria. A MAN, a VW e a Scania estão convencidos quanto a esta lógica industrial – juntando experiência e recursos e sendo portanto mais poderosos juntos – para o que também somos os parceiros corretos”, diz o comunicado, assinado pelo CEO do Grupo MAN Georg Pachta-Reyhofen.