O Guia Michelin França chega à sua centésima edição com cerca de 8.500 estabelecimentos e mais de 2.000 páginas, e a culinária francesa teve reflexos na publicação, que concedeu a primeira estrela a mais de 60 estabelecimentos, além de incluir 86 novos Bib Gourmands, restaurantes que oferecem um custo-benefício apropriado. Os inspetores Michelin selecionaram 527 Bib Gourmands e 548 estrelados e o guia estará disponível em duas versões, uma com capa especial “Centésima Edição”, por 24 euros, e a outra uma edição numerada que vem junto de uma publicação inédita, contendo todos os restaurantes três estrelas do mundo, por 34,50 euros.
Em razão ao centenário, a Michelin organizará na França o “Mês Gourmand”, que acontecerá entre 9 de março e 5 de abril. Além disso, o concurso “100 edições artísticas originais do Guia 2009” será outra homenagem ao lançamento, que teve participação de artistas e alunos de escolas de belas artes.
As obras ficarão em exposição nas principais livrarias francesas, e no www.guia-michelin-centieme.com é possível acessar a lista de todos os restaurantes, que participam da promoção “Mês Gourmand”, assim como verificar as 100 edições artísticas e os locais de exposição. Outra novidade de lançamento é o Guia Michelin Paris 2009 e a culinária internacional é destaque na seleção e representa mais de 20% dos avaliados. Ao todo, são citados 416 restaurantes e 60 hotéis. A nova edição do Guia Michelin Paris 2009 custará 14,5 euros.