A bateria Heliar de 6Ah e 12 Volts produzida para motocicletas na fábrica que a Johnson Controls inaugurou em junho, em Sorocaba/SP, irá equipar todos os carros da categoria Elétrica da 4ª Maratona da Eficiência Energética, entre 1 e 3 de novembro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo.

O regulamento da competição exige que os carros sejam projetados e construídos pelos próprios alunos. Segundo Alberto Andriolo, responsável pela organização da maratona, o objetivo é conjugar linhas aerodinâmicas com redução de peso mediante a utilização dos materiais que desejarem, como plástico, alumínio e papel e tirar o máximo aproveitamento da energia disponível nas baterias. As equipes que se classificarem nas três melhores posições vão receber, entre os prêmios, veículos e motores Fiat para utilização nos laboratórios das faculdades.

Mais de 30 carros de faculdades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, possivelmente, de Mato Grosso do Sul, vão disputar a maratona na categoria Elétrica, lançada na última edição do evento. No ano passado, a categoria Elétrica teve vitória do carro X-17, da FEI, que percorreu a distância de 29.139 metros, com o consumo de 134,905 kW/h por km rodado.