A Volvo Trucks entregará no próximo ano quatro caminhões de coleta de lixo com motorização híbrida para a Veolia Propreté, uma das maiores do mundo em tratamento de lixo. Os quatro veículos híbridos começarão a operar na França e na Inglaterra e são baseados no modelo pesado FE da Volvo Trucks. A principal diferença é o seu sistema de propulsão, pois os modelos híbridos têm um motor movido a diesel de 7 litros e outro elétrico Volvo I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor) com motor de partida, motor elétrico de propulsão 120 kW, alternador e unidade de controle eletrônico, além de baterias de íon de lítio.

Cada fonte de energia pode ser usada separadamente, ou ambas juntas. O motor elétrico é utilizado com o veículo em ponto morto e para iniciar a aceleração, condições que proporcionam uma redução de 15 a 20% no consumo de combustível.

Com o acréscimo de uma bateria adicional com tomada de recarga para movimentar os sistemas auxiliares, o caminhão de coleta de lixo híbrido pode reduzir seu consumo em outros 10% a 15%, chegando a uma diminuição total de até 30%. As emissões de dióxido de carbono com impacto no clima são também reduzidas de forma significativa. A energia elétrica possibilita uma operação quase totalmente livre de gases de exaustão. É também silenciosa, um grande benefício para caminhões de coleta de lixo que freqüentemente operam em densas áreas urbanas durante a madrugada.

Desde abril de 2008, vários testes de campo foram realizados com os caminhões híbridos de coleta de lixo da Volvo Trucks. A tecnologia está rapidamente atingindo a fase de comercialização.Os quatro caminhões de coleta de lixo são veículos pré-produção que serão entregues pela Volvo completos com toda a carroceria.