A Honeywell Transportation Systems anunciou que fornecerá 70% dos motores do segmento de veículos comerciais leves a diesel produzidos pela indústria automobilística dos Estados Unidos. Para o projeto, aliado ao programa norte-americano de redução de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, a empresa desenvolveu um novo sistema de sobrealimentação Garrett para o motor Ford Power Stroke 6,7 litros dos modelos F-250 e F-350 voltados para aplicações severas.

O motor será alimentado por um turbo VNT Dual Boost com rotores de geometria variável e duplo compressor montado sobre o mesmo eixo. Outro recurso adotado pela Honeywell no novo turbo Dual Boost é o sistema EGR (recirculação dos gases de escapamento), que reconduz parte dos gases da exaustão ao coletor de admissão. Alex Ismail, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, disse que a parceria com a Ford demonstra a habilidade da engenharia da empresa em desenvolver soluções de turboalimentação customizada para os mais diferentes tipos de aplicação. Além da Ford, a empresa também ampliará o volume de fornecimento de turbos para os motores a diesel dos veículos comerciais da General Motors.