A Honeywell Turbo Technologies acaba de lançar um turbocompressor com tecnologia Ball Bearing, que em vez de sistema de mancais o equipamento utiliza rolamentos para os rotores. Segundo a empresa, o resultado é a redução no consumo de combustível e aumento no padrão de conforto e segurança, além de aceleração mais eficiente, a qual é auxiliada pela rápida reação das aletas dos rotores ao receber a pressão do ar expelido pelo motor do veículo. Essa maior sensibilidade contribui para mais rápida alimentação da mistura ar/combustível ao motor, resultando em melhor desempenho.

As perspectivas da crescente utilização do sistema Ball Bearing pelos benefícios técnicos e também ambientais que proporciona, foram mostradas no dia 20 de fevereiro pelo criador dessa tecnológica, o engenheiro Haneishi Masao, da Garrett, dos Estados Unidos, em palestra que realizou em São Paulo. De acordo com o engenheiro, a aplicação do Ball Bearing é irreversível e as características e vantagens que apresenta o transformam no instrumento ideal para a tendência de redução de tamanho dos motores que ajudará a indústria automobilística a baixar mais rapidamente o nível de emissões de CO2.

A tecnologia Ball Bearing da Garrett foi desenvolvida em meados da década de 1990, sendo aplicada no automóvel Nissan Silvia 240 SX e, posteriormente, no Falcon, da Ford Austrália, e no Mazda Protegé, nos Estados Unidos. A partir de 1994 foi adotada também nos Estados Unidos em carros que disputam provas de aceleração, como os Funny Cars e Dragsters. Nesses tipos de veículos, os turbos Ball Bearing alimentam motores com potência superior a 1.000 cv.

Em 1997, o componente começou a ser usado em automóveis participantes da 24 Horas de Le Mans nos Audi R-8 e R-10 e, mais recentemente no Peugeot 908, ambos com motor diesel, que dominaram ao longo dos últimos anos as provas da Le Mans Series. O Peugeot 908 que ganhou a corrida Mil Milhas Brasileiras, em dezembro último, no autódromo de Interlagos contou com a tecnologia Ball Bearing, que também é utilizada em carros que disputam o Campeonato Mundial de Rali.