O Laboratório de Ensaios e Análises de Materiais da ZF do Brasil acaba de receber a acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e, com isso, passa a ser um dos dez em todo o País oficialmente reconhecidos na área de ensaios metalúrgicos.

A acreditação é o reconhecimento formal por um organismo oficial de que o Laboratório de Ensaios e Análises de Materiais da ZF atende aos requisitos previamente determinados e demonstra ser competente para realizar ensaios com confiabilidade. Localizado no complexo da empresa em Sorocaba/SP, o laboratório monitora a qualidade metalúrgica de todos os componentes produzidos nessa planta, desde a análise da matéria-prima até a fase de acabamento final.

Para obter o aval do Inmetro, foram necessários dois anos de trabalho para adequar o sistema de qualidade do laboratório, com suporte técnico e treinamentos da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), órgão ligado à Universidade Federal de Santa Catarina. O laboratório de ensaios passou por mudanças significativas no layout para o aprimorar processos, e recebeu investimentos de cerca de R$ 150 mil em equipamentos de inspeção e preparação de amostras.

Pela norma internacional ISO/IEC 17025, o laboratório da ZF está apto a realizar Ensaio de Dureza Rockwell A e C, Ensaio de Dureza Brinell, Ensaio de Dureza Vickers, Ensaio Metalográfico em metais ferrosos, não-ferrosos e suas ligas e Ensaio Metalográfico para Determinação de Microconstituintes.