A instalação de 410 radares de velocidade nas rodovias mineiras, prometida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2009, ainda não foi concluída. Desde março do ano passado, apenas 69 aparelhos foram colocados nas BRs-381 e 040. Entretanto, a maioria dos detectores de velocidade – apontados pelo órgão como uma solução para diminuir os acidentes – ainda não funciona. Nenhum dos 45 radares instalados na BR-040 em julho do ano passado está ativo. O Dnit não informou quantos dos 24 radares colocados na BR-381 multam os motoristas e quantos apenas registram a placa dos veículos. Segundo o órgão, a previsão é que os aparelhos existentes entrem em operação ainda em 2012.
Caminhoneiros que circulam com frequência na BR-381 afirmam que alguns aparelhos estão desligados e que, à noite, é possível perceber que a luz vermelha – que indica o funcionamento – está apagada. A assessoria de imprensa do Dnit informou que não tem o balanço de multas aplicadas durante um ano de operação dos aparelhos. De acordo com o órgão, uma empresa será contratada nacionalmente para administrar todos os radares do país.
Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que os detectores de velocidade diminuíram os acidentes na BR, mas não divulgou as estatísticas, sob a alegação de que o sistema estava fora do ar.

Fonte: O Tempo