A necessidade de uso da Internet está relacionada ao crescimento dos smartphones pelos motoristas de caminhão, cuja categoria 71,8% dos profissionais possuem aparelhos próprios com acesso à rede. Essa informação conta em pesquisa sobre o perfil dos carreteiros realizada pela Sontra Cargo, empresa que opera um aplicativo que conecta caminhões a cargas.

De acordo com o trabalho, para 19,5% dos motoristas, a internet é uma das três principais necessidades nos pontos de parada, estando abaixo apenas de questões básicas como alimentação (61,7%), estacionamento (49,9%), segurança (27,1%) e serviços mecânicos (22,3%). De modo geral, 62,1% afirmam acessar diariamente  a rede. 

Bruno Moreira, diretor de marketing da  empresa, destaca que o uso da Internet móvel modificou o jeito como as pessoas se relacionam, consomem e ganham dinheiro atualmente. “Com os motoristas de caminhão não foi diferente e isso demostra a importância que a internet vem ganhando na categoria e o crescimento do meio, principalmente com planos e pacotes mais acessíveis”, acrescentou. 

Ainda de acordo com o estudo,  42,1% usam o celular para a busca de cargas, enquanto que 25,8% para interagir nas redes sociais,  24,3% querem acompanhar as notícias e somente 5,4% buscam entretenimento. A internet proporcionou que na própria região em que foi entregue o produto, o caminhoneiro seja capaz de procurar e negociar um preço justo para voltar com outro frete até a região que saiu, potencializando os ganhos”, conclui Moreira.