O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul (Crias) pediu ao governo investimentos na recuperação de 400 quilômetros da rodovia BR-290, que liga o sul do País à Argentina, por meio das parcerias público-privadas (PPPs) ou, em último caso, que licite o trecho à iniciativa privada. Análise do Ministério dos Transportes inclui o trecho da BR-290 do entroncamento da cidade de Caçapava até Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, como viável para licitação. Cálculos do Crias apontam a necessidade de investimentos de R$ 80 milhões a R$ 90 milhões na recuperação da rodovia. A duplicação da malha só está planejada para 2010.O presidente do comitê, Joal Teitelbaum comentou sobre a importância da interligação ferroviária com a Argentina, hoje feita pela malha que contacta São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Uruguaiana à Argentina. Para interligar esta rede às cidades de Paso de Los Libres e Buenos Aires, do outro lado da fronteira, é preciso resolver as diferenças de tamanho de bitolas entre as malhas do Brasil e da Argentina e há necessidade de restauração da ponte ferroviária que conecta Uruguaiana e Paso de Los Libres. Os investimentos na recuperação desta malha estão orçados em R$ 200 milhões.