O grupo Ipiranga celebrou recentemente uma parceria com o Unibanco para criar uma financeira, com o objetivo de oferecer em sua rede de postos de combustíveis produtos e serviços financeiros, como por exemplo, crédito pessoal, crédito direto ao consumidor e seguros. O pedido foi submetido ao Banco Central e as empresas estimam que a nova instituição estará em operação entre seis a nove meses. Segundo o diretor-superintendente das duas distribuidoras da Ipiranga, Leocadio de Almeida Antunes Filho, o intuito do projeto é trazer mais gente aos postos de serviços da marca e com isso viabilizar mais receita ao grupo e também aos revendedores.
A parceria entre a Ipiranga e o Unibanco no setor de cartões teve início em 1998, por meio do lançamento de um produto com as bandeiras Visa e MasterCard, com cerca de 300 mil associados. Em 2004, a empresa colocou no mercado um outro cartão para uso exclusivo na rede de postos de serviços. Esse produto oferece até 40 dias para pagamento, sem cobrança de anuidade, além de descontos na compra de combustível e é uma maneira de fidelizar o consumidor e reduzir o índice inadimplência. Conforme a companhia, somando os dois cartões, a distribuidora de combustíveis contabilizou cerca de 1,8 milhões de unidades até o final do primeiro semestre de 2006