O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) concedeu, pela primeira vez a um veículo da América Latina, a certificação pela norma internacional ISO 14040, ao caminhão Volkswagen Constellation 19.320 DayCab. Um dos itens analisados para a certificação leva em conta o ciclo de vida do veículo, avaliando sua interferência com o meio ambiente.
Para a montadora, que apresentou o veículo no Salão de Hannover, encerrado em 2 de outubro, na Alemanha, a certificação teve a finalidade de comprovar o seu contínuo aperfeiçoamento tecnológico, comparando o veículo com a versão anterior desenvolvida para o segmento, o VW 19.320. Essa comparação levou em conta desafios ambientais como o aquecimento global, a acidificação, causadora da chuva ácida e a formação de ozônio troposférico, o mau ozônio.
Para a certificação, foi analisada toda a cadeia produtiva e o uso continuado do caminhão – da obtenção das matérias-primas, produção de componente e desenvolvimento de produto ao fim de sua vida útil. \”Foi um trabalho pioneiro nesta área, não existe nada similar no Brasil. O grande enfoque do trabalho é mostrar para a sociedade que o produto tem um melhor desempenho ambiental que a sua versão anterior, causando menos impactos no meio ambiente já que, além da redução de emissões, há uma preocupação com o uso racional dos recursos ambientais\”, explica Sérgio Kina, gerente técnico do IQA. De acordo com ele, o veículo atende ao conceito de produto sustentável sob o enfoque ambiental.
Lançada em novembro de 2006, a norma 14040 complementa a família ISO 14000, e entra na análise dos componentes da cadeia de suprimentos, considerando o fim da vida dos produtos e embalagens. \”A certificação deste caminhão pela norma ISO 14040 é um grande exemplo de gestão de qualidade e de respeito ao meio ambiente para toda a sociedade brasileira\”, finaliza Mário Guitti, superintendente do IQA.
Legenda da imagem: foto meramente ilustrativa.