O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva irá participar do 2º Encontro do Varejo de Autopeças, que será realizado no dia 26 de outubro, em Aracaju, Sergipe. Voltado para empresários de varejo de autopeças e de oficinas, além de frotistas, montadoras, entre outros profissionais do aftermarket, o evento organizado pela ASEVAP (Associação Sergipana dos Varejistas de Autopeças) visa fomentar a competitividade empresarial por meio da implementação de novos instrumentos de gestão. Neste aspecto, o IQA realizará uma palestra sobre a importância de se investir em qualidade neste segmento.

\”Buscar a gestão da qualidade e a certificação permite que as oficinas mecânicas e lojas de autopeças estabeleçam indicadores para medição de resultados, melhorem a integração com o mercado, estejam capacitadas para mudanças e tenham um diferencial competitivo para o reconhecimento do cliente\”, destaca José Palacio, auditor do IQA, que ministrará a palestra no encontro. José Palacio destaca que os empresários que investem na qualidade do serviço com programas de certificação da empresa e capacitação profissional têm uma grande vantagem competitiva frente à concorrência.

João Barroso Neto, presidente da ASEVAP, destaca que é fundamental a presença do IQA não só no evento, mas também na região. \”Os segmentos varejistas e de aftermarket são significativos em Sergipe. Temos uma frota de veículos leves e pesados de mais de 205 mil veículos, 220 estabelecimentos varejistas e 614 oficinas. No entanto, é um estado carente em qualidade e a presença do IQA neste evento é para desmistificar que é impossível conquistar um selo de qualidade e que, pelo contrário, é possível quando se busca da forma correta\”, ressalta.

Com o encontro, a ASEVAP quer plantar uma semente sobre a importância de se buscar a qualidade e, além disso, fazer com que os participantes sintam quais são as reais necessidades e prioridades do segmento na região. \”Já temos um projeto pré-moldado, que pretendemos realizar com o IQA e o Sebrae, para incentivar os associados da ASEVAP a participarem de um programa de qualidade. Com o projeto piloto, visamos certificar cerca de 15 empresas em breve\”, diz João Barroso Neto, ao contar que Sergipe não possui empresas no segmento com a certificação de qualidade do IQA.

João Barroso Neto alerta que agora é o momento de se buscar a certificação, já que existe uma carência de competitividade real das empresas. \”As concessionárias estão invadindo a área de varejo e serviços, portanto precisamos ganhar fôlego para não perder mercado\”, diz.