A análise experimental em que cientistas testam isoladamente cada variável do projeto em estudo, ganha cada dia mais espaço nas engenharias e centros de pesquisa. É o caso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, que acaba de investir no Laboratório de Estruturas Dinâmicas (LabDin) para fazer ensaios experimentais de vibração e ruído em estruturas de aeronaves, com a aquisição de tecnologias da LMS e da ABAQUS, referências mundiais nas áreas de testes e simulações vibroacústicas e estruturais.

O pacote tecnológico é composto por dois sistemas portáteis de aquisição de dados SCADAS, com apoio do software Test.Lab para análise experimental da dinâmica de estruturas, da LMS, e ainda do software ABAQUS, que permite realizar simulações complexas e não-lineares do comportamento dinâmico das estruturas aeronáuticas pelo método de elementos finitos. Há também o software Virtual.Lab, da LMS, que permitirá a integração da simulação com os testes de laboratório. De uma forma geral, o conjunto de tecnologias permitirá ao ITA fazer análises experimentais de estruturas aeroespaciais, comparar resultados com a simulação numérica e realizar avançados estudos de vibroacústica.

Entre os objetivos do ITA está o desenvolvimento de pesquisas, principalmente na área de materiais compósitos (reúnem diferentes matérias-primas, como alumínio, fibra de carbono e aço) e a formação de especialistas para empresas dos setores aeronáutico e aeroespacial. Em breve, o ITA também pretende implementar tecnologias desenvolvidas na teoria sobre estruturas inteligentes – se adaptam a variações.