Para esclarecer a população e carreteiros sobre os prejuízos causados pelo tráfico de animais silvestres, o grupo Itapemirim lança em agosto deste ano a segunda etapa da campanha educativa de combate a captura e comercialização de animais silvestres em todo o País. A segunda etapa será realizada até o final de 2006, por meio do slogan: \’Trafico de Animais Silvestres: não caia nesta armadilha\’. A campanha foi lançada inicialmente em dezembro de 2004, conta com a parceria da ONG Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) e deverá atingir tanto a população quanto os 16 mil funcionários do Grupo. Segundo a diretora comercial da Viação Itapemirim, Andréa Cola, o tráfico de animais é o terceiro maior do mundo e só perde para o de armas e de drogas.

Para reforçar a campanha, será exibido um outdoor de 45 metros com o tema na Marginal Tietê, em São Paulo. Por sua vez, com o intuito de despertar a consciência de preservação ambiental nas crianças, foram elaborados dois jogos educativos, sendo um quebra-cabeça e um jogo de memória. Com o objetivo de envolver os funcionários da empresa, foram distribuídas camisetas convidando-os para \’vestir a camisa\’ da campanha, além da exibição de um filme para conscientizar todos os colaboradores. A Itapemirim também produziu papéis de bandeja explicativos para restaurantes, sacolas de bordo com informações de como denunciar as ações ilícitas, sacolas de fauna mirim para kits de lanche, blocos de anotações com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, adesivos e outros outdoors.