A Iveco Latin America acaba de anunciar a sua entrada no mercado de ônibus no Brasil e América Latina e a criação de um novo negócio e plataforma de desenvolvimento de produtos dedicada aos ônibus. O presidente da empresa, Marco Mazzu, explica que a Iveco é a segunda maior montadora de ônibus da Europa e o mercado brasileiro é um dos maiores do mundo para este tipo de produto. “Essa era uma decisão natural para reforçarmos a presença da marca no País”, disse o executivo. O novo negócio fará a introdução gradual de modelos e será full liner no mercado brasileiro e latino-americano nos próximos cinco anos.

Durante a participação da montadora na FetransRio, no Riocentro, RJ, será apresentado o novo modelo CityClass, nas versões escolar, fretamento e turismo/executivo, com novo PBT que amplia significativamente a participação da marca nos segmentos de micro-ônibus de 7 e 8 toneladas. Anteriormente, a Iveco disputava apenas o mercado de 7 toneladas com uma versão escolar do CityClass, vendida por meio de licitações para o programa Caminhos da Escola, do FNDE. Desde 2010, foram comercializadas 4 mil unidades deste produto.

A Iveco apresenta também o primeiro chassi-ônibus da marca com motor dianteiro, e PBT de 17 toneladas. Trata-se do projeto Iveco S170, cujo início de comercialização está prevista para o segundo trimestre de 2013. Com este ônibus a empresa passa a atuar no segmento de veículos pesados de passageiros com motor frontal, o mais importante do mercado brasileiro e que representa 50% das vendas de ônibus no País.  Outro produto que será apresentado é o chassis Eurorider com motor traseiro, bem como um Eurorider encarroçado em versão GNV. Ambas as versões já estão em fase de testes em território brasileiro e progressivamente rodarão em larga escala em todas as regiões do País.

O trabalho de engenharia já começou e está sendo conduzido no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG). Os chassis com motor frontal serão produzidos na mesma linha de montagem dos caminhões, resultado de investimentos feitos pela Iveco no ano passado para ampliar e modernizar sua linha de produção de veículos.