Nesta quarta-feira (18/04), a Iveco apresentou a nova geração Daily, sua linha de veículos leves de 3,5 a 7 toneladas. De acordo com a fabricante, serão disponibilizadas 30 versões, incluindo opção de minibus – para o transporte executivo, de turismo e fretamento -, além de diversas opções de entreeixos. A nova geração apresenta novo interior (painel, bancos e revestimentos), motores Iveco FPT FIC Dual Stage, com tecnologia EGR – que dispensa o uso de Arla32 para atender as normas do Proconve P7 -, e atingem de 147 a 170 cavalos de potência (nas versões anteriores os modelos Daily desenvolviam de 136 a 156 cavalos), além de transmissão manual ZF de seis marchas, com alavanca no painel. Todas essas mudanças, segundo a montadora, tornaram os novos veículos 9% mais econômicos no consumo de combustível.
Entre as novidades, está a chegada do 70C17 Truck que substitui o 70C16 Massimo e promete se destacar no segmento de sete toneladas, já que, segundo a fabricante, todos os seus concorrentes migraram para o segmento de oito toneladas. “Temos uma oportunidade muito boa, porque nossas pesquisas indicam que neste segmento, 65% dos clientes utilizam apenas 80% da capacidade de carga do veículo”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Iveco. O modelo oferece duas opções de entreeixo e também de cabine dupla. Além disso, os modelos 35S14, 45S17 e 55C17 (substitutos das versões 45S16 e 55C15) também receberam mais potência para atender as demandas do mercado.
Com as alterações, a Iveco pretende aumentar em mil unidades o volume de vendas, saltando de 8,5 mil unidades vendidas no ano passado para 9,5 neste ano. Deste montante, Cavalcanti estima que 2.200 sejam do novo Daily Truck. Sobre o preço, o executivo destaca que os modelos serão entre 10 e 14% mais caros em relação à linha Euro 3 que, segundo ele, era comercializada com valores entre R$ 82 mil e R$ 102 mil.