O gerente de planos de manutenção da Iveco, Mozart Murier, realizou recentemente uma palestra sobre planos de manutenção e a importância estratégica do atendimento de pós-venda ao frotista, durante o Seminário Nacional de Gestão de Frotas, na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo. Organizado pela editora OTM, o evento reuniu empresários do transporte de cargas, passageiros, operadores logísticos, locadoras de veículos, embarcadores e empresas públicas e privadas que possuem frota de veículos.

Por intermédio da exposição de cases práticos e consultoria ao vivo, o executivo demonstrou a colaboração dos contratos de manutenção na melhora da relação custo/benefício do veículo. \”Hoje, com a utilização de um sistema de cálculo baseado no modelo do caminhão, tipo de serviço, tipo de carga transportada e quilometragem percorrida, é possível prever todos os gastos com o veículo que deixam de ser variáveis e passam a ser fixos com o passar do tempo\”, explicou Murier.

De acordo com o Murier, os planos de manutenção oferecem muitas mais vantagens ao cliente do que o transportador imagina. Isso ocorre porque a montadora possui um atendimento exclusivo, diferenciado e ágil para conservação da frota. No caso da Iveco, a montadora possui o Plano de Manutenção Programada, que cobre os gastos do cliente com filtros, óleos lubrificantes e regulagens, e o Plano de Manutenção e Reparação, o qual além de cobrir os itens citados acima, também cobre os gastos do cliente com peças que se desgastam ao longo dos anos, como pastilhas e lonas de freio, discos e tambores de freio, amortecedores e rolamentos.

Os planos de manutenção Iveco existem na Europa há 50 anos, sendo que no Brasil entraram em vigor em 2000. Atualmente, a marca possui cerca de 520 contratos junto a grandes frotistas, como Gafor, Martins, Spal (Coca-Cola), Tegma, Trans-Semba, Macpaes e Equilibrium. Todas as manutenções e reparações dos caminhões são feitas na rede de concessionárias da marca, com mecânicos regularmente treinados no complexo industrial da Iveco Fiat, em Sete Lagoas/MG, por meio de utilização de peças genuínas.