A Iveco acaba de lançar o modelo semipesado Tector, nas versões plataforma 4×2, 6×2 e 6×4 e cavalo-mecânico 4X2, todas equipadas com motor de 5,9 litros, 6 cilindros e 250cv de potência,10cv a mais que a versão mais forte utilizada no EuroCargo, que, segundo a empresa, continua sendo produzido. O novo modelo pode ser configurado em 14 versões diferentes, adaptando-se às diversas aplicações típicas do segmento entre 16 e 26 toneladas de PBT e oferece opção para três caixas de câmbio, sendo duas marca Eaton e uma ZF.
O novo Iveco Tector é o quarto novo produto lançado pela empresa no Brasil em pouco mais de 12 meses (depois dos novos Iveco Daily, Iveco Stralis e Iveco Trakker) e será produzido no Centro Industrial Integrado da Iveco de Sete Lagoas/MG e também na fábrica da empresa em Córdoba, na Argentina.
Baseado na mais recente versão do Iveco EuroCargo que circula na WEuropa desde maio deste ano, o veículo oferece uma cabine totalmente nova, nas versões curta e leito, esta última com uma cama de dimensões de1,90m por 0,62m. Nos testes realizados pela Iveco, o motor eletrônico Tector de 250cv, com sistema de injeção common rail, provou que consome até 4% menos combustível que a versão anterior de 240cv, que já se colocavam entre as mais econômicas do segmento dos semipesados. Como os demais motores utilizados na gama Iveco brasileira, o motor Tector é produzido em Sete Lagoas/MG e já é homologado para utilizar o B5.
O freio motor tem três tipos de acionamento: automático, ao tirar o pé do acelerador; acionado pela folga do pedal de freio de serviço ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Há também a disponibilidade do piloto automático, para a manutenção de velocidade constante nas estradas de topografia plana e para a melhor utilização de aplicações que exigem tomada de força.
Caixas de câmbio
As versões cavalo mecânico 4×2 e plataforma 4×2 e 6×2 trazem de série o reconhecido câmbio Eaton FS-6306B, de seis marchas sincronizas, com opção de alteração (\”split\”) da relação do eixo traseiro (duplo), uma combinação ideal para aplicações baú fechado, sider e carga seca. No caso específico da versão 6×2, um modelo em alta demanda hoje no mercado, a Iveco oferece, com exclusividade, a alternativa da caixa ZF 9S1110, de nove marchas sincronizadas, com eixo traseiro simples, uma opção mais \”estradeira\” para quem roda principalmente sobre médias e longas distâncias.
Já a nova versão plataforma 6×4, para os mercados de básculas e betoneiras, por exemplo, traz a transmissão Eaton FTS 16108LL, de 10 marchas, a única caixa sincronizada deste segmento. Ela faz do Iveco Tector um caminhão mais fácil de ser conduzido, o que é um fator de competitividade para o operador num mercado onde existe falta de condutores especializados. Este modelo ainda traz longarinas reforçadas devido às características de utilização mais exigentes do modelo.
Todos os modelos incorporam ainda um novo sistema de engate, desenvolvido no Brasil, que diminuiu em até 50% o esforço exigido para a troca de marchas, o que se traduz em maior conforto aos motoristas em suas viagens.