A Iveco apresentou hoje o Stralis NR Eurotronic 460, equipado com  transmissão automatizada de 16 marchas como item se série. Disponível nas versões 4X2, 6X2 e 6X4, o lançamento chega para reforçar a crescente tendência do mercado brasileiro de caminhões extrapesados com caixa de câmbio automatizada. De acordo com estimativas do mercado, cerca  40%  dos caminhões extrapesados vendidos no mercado nacional saíram de fábrica com este tipo de equipamento. “O resultado é um produto econômico, de grande segurança, com reduzido custo operacional, que permite às empresas profissionalizar automaticamente suas frotas, conquistando maior lucratividade na operação\”, disse o  presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu. O Stralis NR 460 Eurotronic não tem pedal de embreagem, as trocas de marchas são controladas eletronicamente no momento ideal e oferece, opcionalmente, Intarder, que junto com freio motor compõe um sistema de frenagem de até 985cv de potência. Só freio motor convencional do veículo gera 485cv de potência. Produzida pela ZF, a transmissão automatizada oferece – através de botão no painel – opções de condução \”econômica\” e \”standard\” e também do modo \”manual\”, com trocas de marchas através de alavanca posicionada atrás do volante.  \”A tecnologia da transmissão automatizada faz as trocas de marcha na hora certa, protege a embreagem, o eixo traseiro e eleva e eficiência do motorista\”, acrescenta Cristiana Nunes, gerente de marketing do produto da Iveco Latin America. Alcides Cavalcanti, diretor comercial da montadora, adiantou que o preço do Stralis automatizado será de R$ 430 mil para a versão 4X2, R$ 457 mil para a 6X2 e R$ 542 para 6X4. \”Em três anos, o Eurotronic deverá representar 80% das vendas do Stralis\”, concluiu o executivo.