Para apresentar vantagens técnicas e ambientais no setor de transporte de passageiros, a Iveco Latin América trouxe ao País o ônibus Irisbus Iveco Citelis GNV, movido a gás natural veicular e é fabricado na França pela Irisbus, divisão de ônibus da Iveco. O veículo é muito utilizado nas grande metrópoles européias e incorpora altas performances com reduzidos índices de emissão de poluentes.
Esse ônibus será testado no corredor de transporte coletivo da empresa Expresso Tiradentes, na capital paulista, e irá percorrer a linha do Parque Dom Pedro II até a Cidade Tiradentes. Já os níveis de emissões de poluentes serão avaliados pelo IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo), em conjunto com a Fundação Hewlett.
Essa é a primeira vez que um ônibus da Iveco está no Brasil para testes, porém desde 1992 esse tipo de veículos é utilizado na França, Itália, Espanha e Grécia, países que adotam uma postura ecológica mais enérgica. \”É o meio de transporte mais adequado para ser empregado em grandes cidades, devido aliar a força de um motor potente com níveis de emissões quase nulo\”, disse Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin América.
O modelo vem equipado com motor Cursor 8 de 720 cv de potência, que atende os limites de emissões EEV (Enhanced Environmently Vehicle). Entretanto, a legislação européia ainda não prevê a adoção dos limites EEV, mais taxativos que os da legislação Euro V, que por sua vez entrará em vigor no ano que vem.