Enquanto as vendas de implementos rodoviários cresceram 49,1% no geral, a Librelato, acusou aumento acima de 100% de suas vendas em 2018 sobre o total de 2017. Os dados são da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. Com o resultado obtido em 2018, a empresa atingiu 13% de participação de mercado, e se mantém entre as três maiores implementadoras do País.

“Foi um dos melhores anos da história empresa, que atualmente se encontra em um dos seus melhores momentos no mercado brasileiro e internacional”, disse o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo.

De acordo com o executivo, o aumento na participação em 2018 se deve também à reestruturação da rede de representantes, ao aumento do portfólio de produtos e também a investimentos em novos processos de produção.

No total, em 2018 a marca foram comercializou 7.500 implementos rodoviários no Brasil. Para o mercado externo, a Librelato exportou cerca de mil unidades para o Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia, 40% a mais em relação a 2017.

Librelato José Carlos Spricio
0 ano de 2018 foi um dos melhores da Librelato, disse José Carlos Sprícigo, CEO da empresa

O executivo acrescenta que a empresa tem um portfólio completo e que está atuando com uma linha de produtos totalmente reformulada. “São implementos mais leves, mais robustos e sustentáveis, com inovações tecnológicas que oferecem maior rentabilidade à operação de transporte rodoviário de carga”, explicou.

Os equipamentos mais vendidos foram os modelos graneleiro, basculante, tanque, florestal e furgão lonado, enquanto os segmentos líderes de compras foram o agrícola, de construção, florestal e de bebidas.

O executivo da Librelato disse ainda que o crescimento das vendas, tanto no mercado interno como externo, é atribuído à retomada das compras por parte dos transportadores e empresários e também ao aumento da procura por implementos com mais qualidade e eficiência. Com base em várias ações comerciais que já estão previstas, e melhorias contínuas na produção, nosso objetivo é chegar a 20% de participação”, concluiu.

NOVO MODELO DE VENDAS DE PEÇAS

No segundo semestre de 2018, a empresa inaugurou a Libreparts, um modelo para venda que resultou em mais agilidade na comercialização de peças. Inspirada no mesmo formato de lojas de departamentos, trata-se de um novo jeito de comercializar peças e componentes de implementos no Brasil.

Com ela, o cliente conta a qualquer momento com o auxílio técnico de um consultor especialista, mas que também tem total liberdade e comodidade para se servir dos itens de maior giro que ficam em exposição em gôndolas. Trata-se de um conceito pioneiro que tem feito sucesso entre os clientes da marca. A meta da Librelato é que até 2020 todas as representações tenham uma loja Libreparts em suas regiões.