A linha Renault Master 2023 destinada ao transporte de carga, formada por furgões e chassi-cabine, foi apresentada nesta quarta-feira, 26 de janeiro, para a imprensa de transporte e concessionários. Além da nova frente que remete a um veículo mais robusto, as atualizações trazem também um pacote de itens eletrônicos de segurança e motor de nova geração, cujas mudanças técnicas proporcionaram ganho de potência e de economia de combustível.

Líder de mercado no seu segmento desde 2014 dentro de sua categoria, e produzidos na fábrica da Renault localizada em São José dos Pinhais/PR, os novos produtos, assim como seus concorrentes do segmento de 3,5 toneladas de PBT, entraram na nova fase do Proconve, a P8, mais competitivos e com maior disponibilidade de serviços pós-vendas aos clientes, como contratos de manutenção e planos de revisão.

A montadora anuncia entre as novidades o motor como uma dos grandes destaques da nova linha. Trata-se de um propulsor de 2.3 litros com turbo VGT e 136cv de potência a 3.500 rpm e 36,7Kgfm a 1.500 rpm. Entre as principais mudanças, a Renault destaca novos itens como o cabeçote, bicos injetores desenvolvidos em conjunto com os pistões, maior pressão de injeção, árvore do comando de válvulas, coletor redesenhado e radiador com maior capacidade. O tanque de combustível comporta 100 litros de diesel e o de Arla 20

Os  componentes novos resultaram em ganho de 6cv e aumento de 16% no torque e proporcionaram economia de combustível de até 30% no uso urbano. Na aplicação mista, o consumo da nova linha pode ser reduzido em até 24%, sempre em relação à versão anterior.

O design frontal da nova linha procura transmitir robustez e destacar identidade da marca, com grade frontal em desenho vertical e para-choque dianteiro envolvente e novos faróis com luzes em LED.

Master 7 scaled 1
Grade frontal e parachoque envolvente transmitem robustez. Motor mais potente e com menos consumo é um dos destaques da nova linha

No âmbito da segurança, os novos produtos contam com mais tecnologia. A relação inclui como itens de série em todas as versões o Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI), Controle Adaptativo de Carga (LAC), Sistema Estabilizador de Ventos Laterais (CWS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Assistente de Tração de Reboque (TSM) e Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD).

As mudanças internas trazem um novo volante com teclas e no quadro de instrumentos o computador de bordo conta com tela de 3,5 polegadas, na qual o motorista tem informações sobre consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. A central multimídia, por sua vez, é item opcional, mas o espaço para sua instalação permite a instalação de uma tela de 7 polegadas com conectividade para os sistemas Apple Car Play e Androide e TV digital integrada.

O furgão oferece três opções de entre-eixos, sendo a menor de 3.182mm e maior 4.332 mm, além de duas opções de altura de teto (1,80m e  até 3,7 metros de comprimento e capacidade máxima de carga de 1.522 kg. A área de carga total de  8 a 13 metros cúbicos. A versão chassi-cabine tem capacidade máxima de carga de 1.740 kg e receber baú de até 18 metros cúbicos.

“Com a Master 2023, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, disse Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.  Conforme o anunciado, o preço do chassi-cabine é R$ 187,6 mil e o do furgão R$ 207,9 mil.