Dados divulgados pela Agência CNT (Confederação Nacional do Transporte), retirados da Pesquisa CNT de Rodovias 2015, apontam que nas rodovias onde o pavimento é classificado em péssimo estado, o custo do transporte chega a aumentar até 91,5%. Em rodovias apontadas como ruins, o aumento é de 65,6% e em regulares, 41,0%. Já nas vias com pavimento classificado como bom, o incremento foi calculado em 18,8%. Quando o pavimento é considerado ótimo, não há aumento do custo operacional.
Ainda de acordo com a pesquisa, ao considerar a média do estado geral de toda a extensão de rodovias brasileiras avaliadas, o impacto no custo operacional do transportador é de 25,8%. Nas vias públicas (sem concessão), o percentual é de 29,3%, enquanto nas concedidas é de 11,3%. O maior aumento no custo ocorre nas rodovias públicas da região Norte (36,7%), as quais apresentam muitos trechos com graves problemas no pavimento. Por outro lado, o menor incremento foi registrado na malha concedida da região Sudeste (7,6%).
O custo do transporte rodoviário – assim como o de outros modais – impacta diretamente no preço final dos produtos comercializados no mercado nacional. Consequentemente, o nível de preços do País também é impactado diretamente pelas condições da infraestrutura das rodovias, cujas condições gerais ruins, reduzem também a segurança dos usuários.