Nos últimos dois anos, aproximadamente 41 veículos pesados foram multados diariamente por trafegar na faixa da esquerda nas rodovias Anchieta e Imigrantes. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, 30.216 caminhões e ônibus foram autuados no biênio nas duas estradas por viajar na faixa proibida.
Na Anchieta, o número teve pequena queda, passando de 15.423 em 2010 para 13.981 em 2011. Já na rodovia dos Imigrantes, foram 812 infrações. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no inciso 4 do artigo 29, que “quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade”. Quem desrespeita a lei comete infração grave no valor de R$ 127,69 e perde cinco pontos na carteira.
Para a Polícia, a Imigrantes registrou menos irregularidades devido às características da via, que tem três faixas de rolamento, sendo que é permitido aos veículos longos que utilizem a do meio. Também contribui para o número baixo o fato de que caminhões e ônibus são proibidos de usar a rodovia para descer a serra.
Apesar de parecer alto, o número de autuações é baixo se comparado ao total de veículos pesados que rodam pelas estradas. Segundo a concessionária Ecovias, em 2011 passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes 6,5 milhões de caminhões e ônibus. Isso significa que 0,23% dos veículos foram autuados.
Alternativas para chegar ao Litoral – Com apenas uma opção de acesso ao Litoral, motoristas de caminhão cobram mais alternativas para transportar cargas ao Porto de Santos. Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC, Sallum Kalil Neto, o ideal seria a divisão entre caminhões carregados e descarregados.
\”Quando você coloca todos os caminhões em uma pista com duas faixas, os que estão mais leves vão querer ultrapassar para chegar mais rápido ao destino. Mas a fila imensa na direita impossibilita a volta. Acaba ficando tudo concentrado\”, opina.
O presidente acredita que o volume de infrações cometidas é menor na subida, pois os caminhões têm à disposição três faixas de rolamento, sendo duas na Anchieta e uma na Imigrantes. \”Quando divide, facilita. Por exemplo, os 100 veículos que desceram pela mesma rodovia podem se dividir em duas na volta, o que melhora o fluxo e diminui as irregularidades. Quando criaram a Nova Imigrantes, dividiram apenas os automóveis, e não os veículos longos\”, critica. Kalil Neto se refere às três novas faixas da rodovia, inauguradas em dezembro de 2002.

Fonte: Diário do Grande ABC