Na ocasião, presidente da montadora demonstrou apoio à medida federal que amplia o aumento do IPI para veículos importados

Nesta sexta-feira (16/09), a MAN Latin America apresentou as novidades da sua linha de caminhões com tecnologia Euro 5, preparados para atender a nova legislação ambiental brasileira, o Proconve P-7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entra em vigor em janeiro de 2012. Todos os novos modelos serão apresentados ao público durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte), que acontece no próximo mês em São Paulo.
Entre as novidades, a companhia anunciou que os caminhões Volkswagen receberão, pela primeira vez na América do Sul, além de inúmeras modificações tecnológicas, a motorização MAN, já em montagem no País. Além disso, novos motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro V aos consumidores. Outra novidade é que a companhia, por meio das marcas Volkswagen e MAN, oferecerá uma linha completa de produtos abrangendo modelos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total, todos produzidos no Brasil, reforçando o conceito “sob medida”.

Aumento do IPI
Questionado sobre a alta no IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) estabelecida ontem (15/09) pelo governo federal para os veículos importados, Roberto Cortes, presidente da companhia no País, concorda com a ação e afirma que estas medidas têm, sim, que ser tomadas. Com o objetivo de proteger a indústria nacional, o governo elevou o IPI para veículos importados ou que não atendam a novos requisitos de conteúdo nacional. A medida, que eleva a taxa em 30% no caso de caminhões, atinge veículos que não usar, pelo menos, 65% de peças nacionais. Com isso, veículos importados devem ficar entre 25% e 27% mais caros. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a medida vai estimular a venda de veículos nacionais e também proteger empregos.

MAN no México
A companhia aproveitou a divulgação das informações sobre sua participação na Fenatran para anunciar que a partir de 2012 ampliará suas operações no México com a introdução dos caminhões Volkswagen Constellation e do chassi de ônibus rodoviário Volksbus. O investimento na montagem dos produtos em sistema SKD (conjuntos semidesmontados enviados do Brasil) e sua comercialização será de US$ 15 milhões, complementando a atual linha de produtos MAN e Volkswagen oferecidos naquele país.
“Chegamos ao México em 2004, oferecendo produtos das linhas Worker e Volksbus. Em 2009, integramos nossas operações locais às da MAN, que já oferecia seus caminhões e ônibus em território mexicano. Surgiu a MAN México, subsidiária da MAN Latin America. Agora levaremos àquele país os tão esperados caminhões Constellation, além de aumentarmos o leque de opções Volksbus. Investiremos em nossas instalações e pessoal sediados na cidade de Querétaro”, destaca Cortes.