A MAN Latin America apresenta ao mercado os extrapesados MAN “Made in Brazil”. Os cavalos mecânicos 28.440 6×2, 29.440 6×4 e 33.440 6×4, todos da linha TGX e destinados a aplicações rodoviárias, tiveram sua configuração otimizada para atender as necessidades específicas de transporte em países emergentes. Os veículos serão produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende/RJ.
“Com os novos cavalos mecânicos, passamos a oferecer uma gama completa de produtos, com modelos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total combinado, reforçando ainda mais o conceito sob medida que nos consagrou nesses 30 anos de mercado”, destaca Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
De acordo com a montadora, antes de chegar às concessionárias do Brasil, os veículos TGX percorreram um longo trajeto. Em três anos, foram mais de R$ 100 milhões de investimento, 6 milhões de quilômetros e 100 mil horas de testes em campo, em condições extremas. Os veículos passaram por diversas etapas de avaliação interna até serem 100% aprovados pelas áreas de Engenharia, Qualidade e Pós-Vendas da montadora. Ao todo, foram 230 modificações, implementadas exclusivamente em função das características do transporte em países emergentes, após inúmeras simulações em computador e testes de campo, para garantir máxima performance ao veículo sem perder as características que o consagraram do outro lado do Oceano Atlântico.
Além disso, toda a rede de concessionárias MAN Latin America passará por um processo de renovação e modernização para adotar o conceito dual brand, ou seja, a comercializar produtos Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN. Hoje, 60 estabelecimentos já estão em conformidade com o novo padrão, em um investimento de R$ 20 milhões.
Os caminhões MAN “Made in Brazil” também serão apresentados aos mercados internacionais da companhia, durante lançamentos regionais que acontecerão a partir de maio desse ano. Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai serão os primeiros mercados de exportação selecionados pela MAN Latin America para receberem os novos caminhões MAN brasileiros.

Volkswagem amplia participação majoritária na MAN

A Volkswagem elevou sua participação majoritária na fabricante de caminhões MAN, passando de 55,9% das ações para 73%, o que representa 71,08% do capital total da companhia. Além desse aumento, a empresa também busca integrar a Scania – outra montadora que controla – a MAN com o objetivo de obter economias nos custos anuaisde ao menos 200 milhões de euros (US$ 263,5 milhões). A Volks possui 71,8% das ações ordinárias da Scania e 49,3% do capital total da empresa.

Com informações da Folha.com