Mulheres se reúnem no Senai-Ipiranga para aprender noções básicas de mecânica no Dia Internacional da Mulher

Por Magno Pereira

Maior espaço no mercado de trabalho e atuar em profissões somente exercidas pelo sexo masculino já fazem parte da atual rotina das mulheres. Prova disso foi o curso básico de mecânica gratuito realizado ontem (8/03) no Senai-Ipiranga, na capital paulista, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento  contou com a participação de 28 moças e incluiu cinco módulos explicativos e demonstrativos, divididos em Motor de Combustão Interna; Elétrica; Suspensão e Freios; Sistema de Ignição e Injeção Eletrônica; e Sistema de Transmissão, Alinhamento e Balanceamento.

O grupo foi separado em cinco turmas e os instrutores explicaram e demonstraram, por meio de equipamentos em exposição, o funcionamento dos componentes, problemas mais freqüentes devido a falta de manutenção, noções gerais sobre o veículo, além de responderem as dúvidas das alunas. \”O nosso objetivo foi trazer o público não comum que são as mulheres, pois os homens ainda são na maioria os que mais participam do curso de mecânica\”, explicou Valdir de Jesus, Agente de Treinamento do Senai-Ipiranga.

No módulo de Motor de Combustão Interna, apresentado pelo instrutor Caio Henrique V. Melis, as mulheres aprenderam noções sobre o funcionamento do motor e seus periféricos, o motivo de aquecimento do sistema de arrefecimento, empenamento de válvulas, etc. Além disso, elas receberam explicações sobre o prazo de substituição da correia dentada (a cada 40 mil km ou conforme manual do fabricante do veículo), troca de óleo somente com o motor quente para evitar a retenção de óleo velho e formação de borra, troca de filtro de ar a cada 20 mil km e de filtro de combustível para carros com  injeção a cada 15 mil km e veículos carburados a cada 7 mil km.

Na opinião da participante Roseli Silva, 33 anos e proprietária de uma oficina mecânica na capital paulista, o curso é essencial para o profissional de reparação, assim como para o motorista comum, que também deve estar sempre atualizado e faz uma comparação. \” O veículo é como um aparelho de microondas, pois se você não sabe manuseá-lo, não é possível preparar o alimento\”, concluiu.

Pedro Agonilla, instrutor sobre Suspensão e Freios, explicou o funcionamento do quadro de suspensão, incluindo a barra estabilizadora, amortecedores e molas, além do sistema de freio, como lonas, disco de freio e sistema ABS. O especialista também demonstrou, de maneira prática, a diferença entre um amortecedor gasto e um novo. \” Quando a ação hidráulica do amortecedor é rápida, é sinal de defeito, disse Agonilla e acrescentou que as perguntam mais freqüentes foram sobre o significado de pastilha de freio e por quais motivos era necessário substituir o disco de freio.

Na seção Elétrica, o instrutor Melsi Maran ensinou noções sobre os cuidados com fusíveis, substituição de lâmpadas, bateria e limpeza de bornes (pólos), problemas no motor de partida e identificar o desgaste da correia do alternador, entre outros itens. No que diz respeito ao Sistema de Ignição e Injeção Eletrônica, o professor Francisco Pacheco explicou detalhadamente o funcionamento de seus componentes, como velas, módulo de injeção, distribuidor, bobina, como é feita a limpeza dos bicos injetores, etc. \”Quando o veículo é pouco utilizado, é necessário ligá-lo pelo menos uma vez por semana e dar uma volta no quarteirão para não estragar o pneu e lubrificar o motor\”, ressaltou o técnico.

Outro módulo, Sistema de Transmissão, Alinhamento e Balanceamento, ministrado por Cesar Marcelo Bergmann, foi destacado o funcionamento da embreagem e as necessidades  para realizar o alinhamento de direção e balanceamento de rodas. Também delineou o significado das medidas inscritas no pneu, as quais são baseadas em especificações do fabricante,  com foco na segurança dos ocupantes do veículo. \”Eu não sabia que quando é realizado o alinhamento de direção, é necessário que o profissional verifique numa pasta as medidas de regulagens especificadas pela montadora\”, disse a mecânica Roseli Silva.

Na opinião da dona de casa Guiomar Aparecida Capelli Capuroni, 33 anos; da bancária Cristiane Salafia, 36 anos; e das estudantes Vanessa Ferreira, 26 anos, e Isabela Segalla, 17 anos, o curso mostrou detalhes do veículo de maneira explicativa e esclareceu dúvidas que irão proporcionar mais cuidados com a manutenção preventiva. \”Depois desse curso, nenhum mecânico me enrola mais. Além disso, nunca se enche o tanque de combustível, mas se completa, para não ultrapassar o limite especificado. Outro cuidado é nunca deixar o combustível chegar na reserva, para não danificar o motor\”, finalizou a cabeleireira Rita de Cássia Anacleto, 35 anos.