788    Roberto César Octaviani, 35 anos de idade e 19 de profissão, conquistou neste final de semana (30 e 31/05) o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, em concurso realizado pela Scania e ganhou uma viagem para conhecer a fábrica da montadora na Suécia, com direito para levar um acompanhante. O evento contou com a inscrição de 21.107 motoristas profissionais de várias partes do País e o vencedor se classificou para a disputa na final na quarta etapa da competição, realizada em Ribeirão Preto/SP, ocasião em que se sobressaiu de um grupo de 40 profissionais, em que todos os participantes realizaram testes de percurso e habilidade previstos pelo concurso.

A ação da Scania teve como foco principal a segurança no trânsito, já que anualmente acontecem milhares de786 acidentes envolvendo caminhões, que resultam em centenas de mortos e feridos, além de perdas materiais. Durante o período de fevereiro a junho foram realizadas 12 etapas em diferentes Estados e em cada uma delas saiu um semifinalista. O encontro final aconteceu dentro do pátio da Montadora, em São Bernardo Campo, no ABC Paulista, onde todos fizeram provas práticas, que envolvia direção econômica e habilidade ao volante da carreta.

Numa primeira rodada, dos 12 semifinalistas restaram apenas quatro e entre eles Roberto César Octaviani sobressaiu-se. Em segundo lugar ficou o gaúcho Leandro Dallago e Silfarney Batista Cândido faturou o terceiro posto de O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. A disputa final, que definiu o campeão, foi uma manobra de habilidade na qual o motorista tinha de levar a carreta de um ponto a outro, em marcha à ré, dentro de um circuito delimitado por pilastras e com duas curvas (esquerda e direita) e retornar de frente para o ponto de partida.

787 A competição O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil é uma das ações da campanha de Educação para a Segurança promovida pela Scania e foi criada com o objetivo de valorizar o carreteiro e contribuir como agente redutor dos acidentes nas estradas, os quais deixam mortos, feridos e um custo total de 22 bilhões de reais por ano, segundo estimativa do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. \”Atualmente tenho medo das estradas, pois estão muito perigosas e um dos motivos é o despreparo. Temos de contribuir para tornar as rodovias mais seguras\”, disse Roberto Octaviani, que trabalha como encarregado de manutenção e responsável pelo treinamento de motoristas da transportadora Trans Zaneti e diz que quer voltar para a estrada.

Para o diretor geral da Scania, Cristopher Podgorski, o projeto atingiu todos objetivos e destacou que se tratou de uma ação abrangente, porque envolve praticamente a vida do motorista de caminhão. \”Vamos continuar com a competição\” adiantou o executivo. João Miguel Capussi, coordenador do projeto, também comemorou os resultados e lembrou que na próxima edição – em 2009 – a meta é ampliar a visibilidade do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. \”Se salvarmos pelos menos uma ou duas vidas, temos certeza de que valeu a pena\”, concluiu.
– Concurso superou expectativas
   O volume superior a 21 mil inscrições foi o primeiro sinal positivo de que a segunda edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil seria bastante satisfatória para a Scania. Durante as finais regionais – no período de 09 de fevereiro a 17 de abril – foram realizados 12 etapas em cidades de vários Estados (Veja quadro abaixo).

Em cada uma das 12 etapas, o concurso reuniu os motoristas aprovados na primeira fase do concurso que envolveu questões sobre leis de trânsito e segurança nas estradas. Para responder às questões propostas, os candidatos tiveram de ler sobre o assunto, sendo que ao final sobrou um grupo de cerca de 500 carreteiros aprovados para a segunda fase (com 12 etapas semifinais), que teve início dia 09 de fevereiro em Maringá/PR.

Cada uma das semifinais reuniu grupos de até 40 motoristas para fazerem os testes práticos que começavam pelo de Direção Econômica, realizada com uma composição bitrem carregada no peso de balança e tracionada por um cavalo-mecânico Scania R 470 4X2. Nesta prova, os Master Drivers da Scania (motoristas que dão treinamento) avaliavam o comportamento do carreteiro ao volante, como modo de dirigir em geral, com ênfase às trocas de marchas.

O passo seguinte era o check list (feito em outro caminhão) no qual o motorista tinha de fazer a checagem de rotina do veículo como se fosse enfrentar a estrada com ele. Além de apontar, era necessário dizer ao Master Driver que acompanhava o teste o nome do item que estava sendo vistoriado.  Somente depois desta fase o candidato estava liberado para fazer a prova prática, ao volante de um Scania R 420 equipado com caixa de transmissão automatizada Opticruise e atrelado a uma carreta de três eixos sider.

A primeira manobra era passar com as rodas do lado direito da composição sobre uma rampa e depois, em marcha à ré, com os pneus do outro lado. Na seqüência, ainda em marcha à ré, tinha de entrar e sair de uma área montada em forma de \”T\”. Esta prova foi considerada a mais difícil de todas. O próximo passo era passar por um portal onde – antecipadamente – o motorista já tinha levantado um travessão deixando uma altura suficiente para o caminhão e o semi-reboque passarem sem tocar o teto do cavalo-mecânico ou do baú. Dois barris posicionados também pelo motorista ficavam na saída do arco. A última manobra era parar o caminhão o mais próximo possível de um alvo demarcado no chão. Todo o circuito deveria ser realizado no tempo de nove minutos, sendo que cada uma das manobras havia contagem de pontos.

O evento tem patrocínio da Pirelli, ABN-AMRO Aymoré  Financiamentos, Repsol YPF, Consórcio Scania Brasil e Lubrificantes Scania e conta com apoio do Ministério das Cidades, Polícia Rodoviária Federal, Denatran, CNT, Sest/Senat, NTC&Logística, Fabet e Pamcary (João Geraldo).
DATAS E LOCAIS ONDE ACONTECERAM AS ETAPAS:

1ª    09/02/2008……….Maringá/PR                       Edvaldo Pontes Mendonça, 40 anos

2ª    01/03/2008……… Rondonópolis/MT             Marcos Barth dos Santos, 32 anos

3ª    08/03/2008……… Itumbiara/GO                    Silfarney Batista Cândido, 27 anos

4ª    15/03/2008……….Ribeirão Preto/SP             Roberto César Octaviani, 35 anos

5ª    29/03/2008 ………Caxias do Sul/RS              Leandro Dallago, 34 anos

6ª    5/04/2008……….. Concórdia/SC                    Fúlvio Miguel Pintro, 31 anos

7ª   12/04/2008………. S. J. dos Pinhais/PR          João Ronaldo Paulino, 33 anos

8ª   19/04/2008………. S.B. do Campo/SP             Luis Carlos Montanholi, 39 anos

9ª   26/04/2008………. Vitória da Conquista/BA   Nivaldo de Jesus Souza, 32 anos

10ª 03/05/2008………..Sete Lagoas/MG                Rafael Andreu Candeia, 57 anos

11ª 10/05/2008………..Sumaré/SP                         Benedito Gélson da Rocha, 40 anos

12ª 17/05/2008………..Mairiporã/SP                     Wellington de Oliveira Duda, 34 anos

 

Por João Geraldo