Os veículos, todos com motor de 420cv de potência serão utilizados na unidade paulista da Fabet, que será construída no km 66,5 da rodovia Castelo Branco, no município de Mairinque/SP

O diretor geral da Scania Latin América, Christopher Podgorski, assinou ontem à noite (2 de setembro) um acordo para a cessão – em regime de comodato – de 15 cavalos-mecânicos zero quilômetro – avaliados em mais de R$ 6 milhões – para a nova unidade da Fabet – Fundação Adolpho Bósio de Educação e Transporte, que será construída no km 66,5 da rodovia Castelo Branco, no município de Mairinque/SP. Além dos veículos, a Fabet recebeu doações de empresas para a construção da unidade, sendo R$ 300 mil da Construtora Odebrecht, R$ 600 mil da Ambev; R$ 300 mil da transportadora Gafor, R$ 300 mil da Martin Brower, mais R$ 300 mil da Coopercarga e 12 implementos rodoviários da Randon, além da verba de 1,5 milhão obtida pelo deputado federal Gervásio Silva. \”Essa parceria é essencial para a capacitação de motoristas de acordo com as exigências do mercado\”, disse João Miguel Capussi, gerente executivo de marketing e comunicação social da Scania no Brasil.

O empenho das empresas em ajudar a Fabet se deve ao fato de que todas elas esbarram no problema da falta de motoristas qualificados, enquanto por outro lado a Fabet, com seus projetos do Caminhão Escola, Carreta Internacional e Caminhão Escola Avançado tem contribuído para o treinamento de profissionais e também para a redução de acidentes nas estradas envolvendo veículos de cargas.

\”Sabemos das dificuldades dos transportadores para encontrar motoristas preparados no mercado diante da modernização dos caminhões. Apesar do dinamismo, um obstáculo a ser superado é a valorização do profissional. Ele é responsável pelo melhor desempenho e maior rentabilidade do operador logístico\”, salientou o diretor geral da Scania. Para o executivo, não adianta ter mais frete e tecnologia nos caminhões se não houver operadores preparados.

De acordo com dados da Fabet, os motoristas que passam por treinamento chegam a proporcionar uma economia de combustível em torno de 15%, além de aumentar a vida útil dos pneus em 10% e reduzir em 47% o número de sinistros. Osni Roman, superintendente da Fundação acrescentou que a Fabet faz um trabalho voltado para a sociedade, para melhorar o trânsito e com isso vem a profissionalização do motorista, a qual ajuda a melhorar a segurança nas estradas. Segundo ele, faltam hoje no Brasil 90 mil motoristas qualificados para atender a demanda do mercado.

O projeto da unidade paulista da Fabet deverá custar, de acordo com Roman, mais de quatro milhões de reais e após a conclusão da primeira fase do projeto (no segundo semestre de 2009), a unidade já contará com 12 salas de aula, laboratórios de informática, de rastreamento via satélite e de trem de força e pneus. Salete Marisa Argenton, gerente de extensão e parceiras da Fabet, afirmou que haverá ainda um auditório para 550 pessoas e restaurante. A capacidade total poderá atender até 240 profissionais por mês. \”As instalações receberão turmas distribuídas em três cursos: Caminhão Escola Básico, destinado aos alunos que não têm experiência na condução de caminhão pesado ou semipesado; Caminhão Escola Avançado, para quem já trabalha como motorista e Caminhão Escola Distribuição, que aborda temas sobre como melhorar os níveis de serviço.

Por João Geraldo