Nesta quarta-feira (15/06), o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) iniciará a construção da quinta ponte ligando o Mato Grosso do Sul e São Paulo. Separados pelo rio Paraná, os Estados têm hoje quatro pontes, sendo uma rodoferroviária e outra exclusivamente ferroviária. Segundo informações do órgão, em Três Lagoas/MS o trecho de acesso completará o traçado definitivo da BR-262, alterando o caminho que leva à barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá). Já no município de Castilho/SP, uma nova via de acesso será construída da ponte até a rodovia estadual SP-300 (Marechal Rondon). Ainda de acordo com o Dnit, antes da construção da usina, na década de 1960, a travessia era feita por meio de balsa ou da ponte ferroviária Francisco de Sá. Com a usina, o tráfego passou a fluir pela própria barragem. Mas com a expansão da região, nos setores agrícola e industrial e o desenvolvimento urbano, o volume de tráfego no local aumentou consideravelmente. Por isso, a nova ponte vai absorver esse trânsito, com duas faixas de tráfego com 3,6m de largura cada uma, além de acostamentos de 2,5m de largura e passagem para pedestre. A obra contará com recursos de R$ 113 milhões e deverá ser finalizada em abril de 2014.