Utilizada pela Mercedes-Benz na Europa desde 2005, a tecnologia BlueTec5 é a solução da Mercedes-Benz para atendimento à legislação Proconve P-7, em vigor  no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2012. A norma exige redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio, em relação à legislação atual. Equivalente ao Euro 5, esta tecnologia tem duas soluções diferentes. Para os veículos Mercedes-Benz pesados com motores de baixo giro, e que rodam em rodovias, a montadora vai adotar a SCR, a qual para reduzir o volume de Óxidos de Nitrogênio inclui a adição de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases por redução catalítica seletiva, convertendo NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água, que são inofensivos à natureza. Para os veículo com motor diesel de alto giro, com características para trabalhar menos tempo em plena carga (os veículos da linha Sprinter) a tecnologia adotada é a EGR, que promove a redução dentro do motor. Nos dois casos, a tecnologioa promove a redução do consumo de diesel, que deve ser com teor de enxofre S50. Atualmente o teor de enxofre varia de 500 a 1.800 ppm.