Empresa se prepara para atender demanda da legislação Euro VI

A Daimler Trucks apresenta sua nova gama de veículos especiais Mercedes-Benz para o mercado Europeu. Trata-se do Unimog com dez modelos – do Unimog U 216 ao Unimog U 5024 – e versões de 2 e de 3 eixos do Econic, que destaca-se por sua entrada em piso baixo. Esses veículos inauguram a era dos motores Euro 6 no segmento.

Na nova configuração dos caminhões especiais Unimog, os modelos U 216 e U 218 substituíram os antigos Unimog U 20 como veículos compactos com entrada baixa, aproximando-se das versões de motores mais fortes (U 318, U 423, U 430, U 527 e U 530). Nestas identificações, o primeiro número denota o tamanho (por exemplo, 4 corresponde ao atual Unimog U 400), enquanto os dois números seguintes correspondem aos primeiros dois números da potência, por exemplo, 23 para 230 hp.

Para o Econic – as versões com chassis de 2 e 3 eixos agora com opções de tração 4×2, 6×4 e 6×2/4 com eixo eletronicamente direcionável para frente e eixos de arraste – o conceito da cabina de entrada baixa recebeu mais recursos, com um grande número de inovações ergonômicas importantes. Além disso, a empresa promete um custo-benefício maior, “pois seu consumo de combustível e os custos de manutenção e reparo foram reduzidos. A carga útil permanece a mesma, mesmo sendo equipado com itens de maior peso para o atendimento do Euro 6”.

Além dos caminhões, a empresa apresenta o novo Sprinter. Segundo a empresa o destaque fica por conta dos cinco novos sistemas de segurança – alguns oferecidos pela primeira vez em vans -, motores que atendem à futura norma Euro VI de emissões e uma nova aparência.

Estreiam mundialmente no novo Sprinter os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), que é equipamento de série, juntamente com o COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), ambos opcionais. Outros equipamentos novos são o Highbeam Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento).

Os técnicos e engenheiros da Mercedes-Benz estão convencidos de que esses sistemas de assistência eletrônicos terão papéis importantes na redução de acidentes no segmento de vans.