Mesmo durante a pandemia, a demanda de fornecimento de concreto para a construção civil demonstra sinais de crescimento do setor. E, embalada nessa onda, a Mercedes-Benz acaba de anunciar a venda de 80 caminhões Atego 2730 6×4 para operarem como betoneira a clientes da Unidas Trucks, segunda maior locadora de veículos do País.

“Nesse momento de recuperaçãoe conômica, em que as empresas estão focando muito mais no seu negócio principal e utilizando a opção da locação para reduzir a idade média das suas frotas, bem como ampliar a capacidade de atendimento aos seus clientes, o aluguel de caminhões é uma opção interessante”, avalia Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Atego Betoneira 2 scaled
Cliente do Atego disse que para as empresas do setor da construção civil, a redução de custos com o aluguel de caminhão pode chegar até 20% se comparado ao preço de compra do veículo novo

Do total de caminhões negociados, 20 caminhões já foram entregues e 20 estão sendo implementados. De acordo com a Mercedes, as 40 unidades restantes serão enviadas ao cliente nos próximos meses, sendo que 30 delas receberão customização do CTT (Centro de Customização da Mercedes-Benz) para a versão 8×4 do Atego 2730 “tara leve”, o que aumenta a capacidade de carga no transporte de concreto.

Leoncini acrescenta que essa modalidade para caminhões ainda é pouco conhecida no País, mas evidentemente vai começar a tomar outra proporção e será, em breve, uma modalidade importante no País”. O diretor comercial da Unidas Trucks, Fábio Leite, complementou dizendo que sido consultado por empresas que estão buscando a locação de caminhão como uma forma de otimizar receitas, mantendo sob suas responsabilidades apenas a operação e a manutenção da frota.

O executivo da Unidas Trucks destacou que a escolha do Atego 2730 6×4 foi pensada  especificamente na demanda para a construção civil. De acordo com ele, o movimento da construção civil busca renovar a frota e a redução de custos alugando o caminhão pode chegar a até 20% se comparado ao preço de compra, custos com manutenção, documentação e desmobilização. “O setor vinha em recuperação antes da Covid-19 e está reagindo”, concluiu o executivo.

A versão do Atego 2730 é identificado como “tara leve” devido à sua redução de redução de peso. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio.