A Meritor está comemorando 65 anos de presença no Brasil, celebrado dia 16 de julho, a produção de 3.500.065 eixos para veículos comerciais e também a liderança do mercado de eixos e sistemas de drivetrain fabricados nos polos industriais de Osasco/SP e Resende/RJ.
Se somadas também as unidades fabricadas para outros tipos de veículos, segundo a empresa, a produção nas seis décadas e meia de presença no Brasil supera 8,7 milhões de unidades.
Além dos produtos tradicionais, a empresa vê com olhos o futuro dos caminhões com trem de força elétrico no Brasil e já tem tecnologia e produtos prontos e em desenvolvimento para esta nova fase do transporte rodoviário.
Expressivos, os números garantem à empresa posição de liderança do mercado de eixos e sistemas drivetrain para veículos comerciais no País. Ano passado, a Meritor produziu 63 mil unidades e prevê quase o dobro para este ano, com a produção chegando a 120 mil eixos. Atualmente, os produtos da empresa têm participação de 50% em veículos comerciais acima de seis toneladas de PBT.
Entre outros parceiros, para os quais fornece eixos e vários itens que transmitem a força para as rodas do veículo, a Meritor destaca a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Iveco, Mercedes-Benz, DAF e Volvo. Os eixos produzidos em Osasco atendem modelos de 6 a 125 toneladas de PBTC.
Este mês a empresa começou a produzir o primeiro trem de força elétrico 14xe desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9t e 26t de PBT nas configurações 4×2 e 6×2 e também para modelos na faixa de 26t a 40t de PBTC na configuração 6×4.
O vice-presidente da Meritor para América do Sul, Adalberto Momi, adiantou que os caminhões médios e pesados com trem de força elétrico já se encontram em fase de prospecção no Brasil.
A eletrificação já está presente nos veículos de carga produzidos no Brasil, sendo o Volkswagen e-Delivery, lançado oficialmente dia 13 de julho, o primeiro no País a ser produzido em larga escala.
O trem de força elétrico da Meritor é desenvolvido pela marca Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade.
Por conta do avanço da eletrificação nos veículos comerciais, a Meritor anunciou também o início do desenvolvimento dos próximos produtos da Blue Horizon, os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022.
De acordo com a empresa, o trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6t e 19t de PBT, de até 200Kw (272cv) de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2. Já o Powertrain 17Xe irá equipar caminhões entre 26 e 44t de PBTC e fornecendo até 430Kw (585cv) de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2.
Os últimos 20 anos da empresa foram marcados pelo desenvolvimento do parque industrial, pessoas e melhoria dos processos de produção, conforme disse Alexandre Marien, diretor de Operações da Meritor para América do Sul.
“Investimos no parque industrial, na modernização para elevar a capacidade de nossas instalações com implantação de processos de manufatura mais eficientes e robotizados, além da expansão e atualização do LEM, nosso Laboratório de Ensaios Mecânicos, tornando-o referência global”, explicou o executivo.
No início dos anos 2000, a Meritor implementou a tecnologia de desenvolvimento de produtos, focada no conceito power dense, que significa desenvolver componentes com menor peso, entregando tecnicamente as capacidades das aplicações dos clientes.
Como resultado foi desenvolvida uma nova família de produtos com tecnologia incorporada aos eixos 17x e 18x, com a utilização de um novo processo de solda a laser que eliminou o uso de fixadores na concepção do diferencial. Segundo a empresa as inovações contribuíram para redução de consumo de combustível dos veículos entre 2% e 3%.
Outras soluções para reduzir custo de operação dos veículos incluem tecnologias de ponta de eixos e o lançamento do eixo tandem premium MT-610 para até 125 toneladas.
Com redução nas extremidades e o diferencial nacional, o MT-610 é montado na versão de carcaça fundida e teve seu conteúdo local elevado, oferecendo benefícios, flexibilidade e mais competitividade aos clientes.
Ainda sobre o MT-610, para garantir mais performance, durabilidade, carga transportada e melhorias na geração de ruídos, foi desenvolvido um par de coroa a pinhão com novo desenho e corte a seco, por meio de tecnologia de manufatura de última geração.
A Meritor destaca também o eixo traseiro MS-160 EVO (evolução de seu antecessor), de simples redução e destinado a aplicações de até 45 toneladas. A versão tandem para até e 74 toneladas também recebeu melhorias que o tornaram mais leve, robusto e com novo desenho.
Mais utilizado para aplicações em caminhões rodoviários, de construção, coleta de lixo e também em ônibus urbanos e rodoviários, o início de produção do eixo MS-160 EVO está previsto para este segundo semestre.
HISTÓRIA
A história da Meritor Brasil tem suas origens associadas à Cobrasma– Companhia Brasileira de Material Ferroviário. A então Oficina de Peças para Automóveis, precursora da atual Meritor Brasil, surgiu em 16 de julho de 1956, com 30% de participação acionaria da norte-americana Rockwell.
A principal acionista era a Cobrasma, para a quem a produção de eixos representou na época um novo processo de desenvolvimento industrial. A empresa já produzia vagões desde 1946. Em julho de 1954, foi montada uma forjaria, um novo estágio de fornecimento para a indústria ferroviária.
A nacionalização da indústria automobilística, baseada no segmento de caminhões, levou a Cobrasma redirecionar sua atuação para a montagem de eixos dianteiros e traseiros para veículos comerciais. Isso depois do acordo com a Timken-Detroit, uma divisão da Rockwell Spring and Axle Company, dos Estados Unidos.
1957 – Em 1957, a operação, batizada com o nome de Cobrasma Rockwell Eixos S.A.
1961 – A empresa teve sua razão social alterada para Braseixos Rockwell S.A
1962 – Passou a fabricar diferenciais, habilitando-se para a produção de eixos completos.
1973 – A Braseixos Rockwell passou a se chamar apenas Braseixos S.A.
1974 – Construção de uma segunda fábrica também em Osasco/SP. A divisão de eixos tinha em seu portfólio peças usinadas de automóveis (vigas, coroas, pinhões, semieixos, engrenagens, pontas de eixos, braços de direção e garfos de mudanças). Já a divisão de forjaria produzia peças moldadas ao fogo, como bielas, arvore de manivela, eixos de motoniveladoras, braços de direção, pontas de eixos e elos para esteiras de tratores.
Nessa época, a empresa se consolidou como a maior indústria independente de eixos da América Latina e a maior fornecedora de autopeças de País com capital nacional. A capacidade da companhia alcançava 370 mil eixos por ano (parte era exportada); a marca tinha representatividade de 90% dos veículos produzidos localmente.
1978 – Inauguração de unidade em Sumaré/SP, no final daquele ano, para fabricação de eixos tratores.
1987 – Surge a Rockwell, após ter adquirido da Cobrasma o restante das ações da Braseixos. O empreendimento era uma das maiores operações da divisão automotiva da Rockwell no mundo, com cinco fábricas e mais de 4,5 mil funcionários.
1997 – Desmembramento da Rockwell International e a operação brasileira passou a integrar a Meritor, uma empresa global com 46 fábricas e 16 mil funcionários, fornecedora de componentes e sistemas para mais de 800 fabricantes de veículos em diversos países.
No Brasil, a divisão de sistemas para veículos pesados da Meritor fornecia eixos para veículos comerciais, atendendo o mercado interno e exportações. A divisão de sistemas para veículos leves da Meritor tinha sede em Limeira (SP) e incluía a Fumagalli, produtora de rodas de aço.
2000 – A Meritor promoveu uma fusão com a norte-americana Arvin Industries (especialista em sistemas para veículos leves) e a operação brasileira passou a se chamar ArvinMeritor do Brasil.
2011 – Fim da união e a ArvinMeritor voltou a ser denominada Meritor, com a venda dos negócios de veículos leves.
2013 – Meritor implanta fábrica no Parque de Fornecedores da MAN, em Resende (RJ), local onde monta os eixos destinados aos caminhões da Volkswagen.