A Michelin mostra sua linha de pneus para caminhões basculantes, carregadeiras e empilhadeiras, com destaque para o XZH, na dimensão 12.00 R24, na primeira edição da Exposibram Amazônia 2008 – Exposição Internacional da Mineração, em Belém/PA, entre 10 e 13 de novembro. Esta é a quarta participação da empresa na feira e pela primeira vez será realizada no norte do País.
Samuel Falcão, chefe de Vendas de Pneus de Terraplenagem e Industriais da Michelin, disse que estiveram presentes em todas as edições anteriores do evento, devido a oportunidade de aproximação e relacionamento com os principais clientes, além de reunir um público qualificado e influente no setor, um dos principais focos de crescimento da empresa no Brasil.
Visando a aumentar sua participação na área, em fevereiro de 2008, a Michelin investiu US$ 200 milhões na inauguração de uma nova fábrica voltada para o segmento de pneus de mineração e terraplenagem, localizada junto à unidade industrial de Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ). A planta trabalha atualmente com capacidade produtiva de 40 mil toneladas de pneus por ano.
Durante a Exposibram, a empresa colocará em exposição o pneu de mineração Michelin XDR, na dimensão 27.00 R49, produzido na nova fábrica do Brasil. Adaptada para rodar em terrenos agressivos, a escultura do XDR garante máxima segurança em condições de uso extremo, assim como melhor resistência ao desgaste, minimizando o custo por hora trabalhada.
A empresa explica que os sulcos transversais do pneu otimizam a tração e, conseqüentemente, a produtividade dos veículos. Os tacos de borracha são independentes e dispostos ao longo do pneu, no centro da banda de rodagem. Desta maneira, quando há movimento, estes se aproximam para dividir a pressão sobre o solo de forma uniforme, aumentando significativamente a durabilidade.