A Michelin acaba de inaugurar o 10º posto do serviço Refill, na revendedora Rodocap, em Campo Grande/MS. De acordo com informações da fabricante, o Refill é um processo que reúne banda de rodagem, processo, sistema de qualidade e garantia que torna o pneu “novo de novo”. Conforme anunciado, com o serviço, após a primeira vida do pneu a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de validação e recebe uma banda de rodagem com composto denominado E2+. Esse produto conta com processo de co-extrusão que une dois tipos de borracha na mesma banda e propicia menor aquecimento da carcaça, garantindo mais vida para o pneu.

Luiz Carlos Thiebaut, gerente setorial de vendas para pneus de ônibus e caminhões da marca, explica que a ação deve-se ao fato do Estado representar “um mercado de aproximadamente 90 mil pneus novos, gerando aproximadamente 145 mil serviços de recapagem ao ano”.

Para realizar a recapagem a empresa utiliza o EPD (Eletronic Perforation Detector), um sistema de identificação de microfuros e danos interiores imperceptíveis ao olho, e o CCA (Computer Controlled Application), aplicação automatizada da goma de ligação por extrusão, que garante o preenchimento das escoriações e uniformidade desta interface em toda superfície da carcaça.

A primeira revenda licenciada pela Michelin a trabalhar com o Refill foi a Treviso, em Betim/MG, em 2008. Até o fim de 2011, a meta da empresa é inaugurar pelo menos cinco unidades de serviço.