por Daniela Giopato

    A Iveco disponibiliza para os clientes da marca o Top Drive Iveco, programa que tem como meta melhorar o desempenho dos motoristas e, conseqüentemente, reduzir custos com o consumo de combustível da frota das empresas em até 15%, de acordo com a fabricante. Em um ano e meio de existência o programa treinou mais de 1.200 profissionais de transportadoras em todo o Brasil.
O Top Drive funciona da seguinte maneira. De início é realizado um diagnóstico das necessidades da empresa e uma avaliação do perfil comportamental do condutor. O passo seguinte engloba aulas práticas sobre trem de força, inércia, cargas, composições veiculares, conta-giros, sistema de freios, condução econômica, entre outros. A avaliação do motorista é realizada conforme o nível de conhecimento, segurança e economia de combustível alcançados em seu histórico profissional além de ser estimulado a experimentar, na prática, o que foi transmitido na teoria.    Para o diretor de pós-venda da Iveco, Maurício Gouveia, essa fase é importante para verificar se o condutor assimilou novos padrões de comportamento como o uso racional de marchas e freios, velocidades compatíveis com os locais e a maximização dos recursos que o equipamento fornece. O supervisor do programa Top Drive, Carlos Souza complementa afirmando que este tipo de ação estimula o motorista a elevar seu desempenho como profissional o que garante a redução nos custos com o transporte e manutenção da frota. “Tais economias podem resultar na redução de até 15% no consumo de combustível, aumento de 20% a 30% na vida útil do sistema de freios e aumento de 15% a 20% na vida útil dos pneus”.
O programa é transmitido por uma equipe de profissionais a um grupo de motorista de cada empresa participante, e dentre esses um condutor é escolhido para ser o multiplicador de todo o aprendizado que tem a função de transmitir aos demais tudo o que aprendeu durante o período.
O treinamento dos motoristas pelo Top Drive pode ser solicitado por toda empresa que possui um Iveco na frota, seja novo ou usado, e cada casos são avaliados e atendidos conforme as necessidades de cada cliente. Gouveia ressalta que por conta dos avanços tecnológicos dos veículos é extremamente necessária a reciclagem constante do motorista para sua permanência no mercado, bom manuseio dos caminhões e redução dos custos para a empresa.