A Renovias iniciou no dia 1º de junho, a campanha \”Motorista do Futuro dá o seu Recado\”, onde são usadas imagens de crianças para chamar a atenção dos usuários para questões relativas à segurança rodoviária. Uma das ações da campanha, que está sendo realizada em parceria com a Amortecedores Monroe, é a distribuição de 150 mil panfletos com o slogan \”Apostar corrida é brincar com a vida\” nas oito praças de pedágio sob administração da empresa. Além dos folhetos serão fixadas, faixas dupla-face com mensagens como \”Na rodovia e na cidade respeite a velocidade\”, ao longo da malha viária. \”O excesso de velocidade é um dos grandes responsáveis por acidentes nas estradas. Ao utilizar velocidade excessiva o motorista tem menos tempo para reagir e se defender de uma situação inesperada\”, explica Rogério Cezar Bahú, gerente de Operações de Tráfego da Renovias. A campanha prosseguirá até maio de 2004. Além do excesso de velocidade estarão sendo abordados outros cinco temas: Colisão Traseira, Uso do Cinto de Segurança, Respeito à Sinalização, Viagem Noturna e Respeito ao meio ambiente (lixo nas rodovias). A cada etapa serão distribuídos 150 mil folhetos com dicas de segurança relativas ao tema do momento. O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-342 (São João da boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca).