Quem trafega pelo Centro e pela Zona Sul reclama de lentidão no trânsito

O serviço de carga e descarga de mercadorias tem gerado congestionamento no trânsito e muita reclamação por parte dos motoristas que circulam no Recife. O problema é que as regras para o trabalho são ignoradas. Além disso, ele é feito a qualquer hora do dia, o que acaba formando filas duplas e prejudicando a circulação dos veículos. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) admite que o número de agentes não é suficiente para fiscalizar os motoristas que descumprem o regulamento.

Basta circular pelas ruas para flagrar várias irregularidades. Em frente ao Mercado de São José, no Centro, um caminhão estacionou para fazer carga e descarga de mercadorias. Em uma esquina próxima, outro veículo complica o trânsito ocupando duas faixas. Um terceiro fica atravessado no meio da Rua Vidal de Negreiros para a retirada de bebidas, que se amontoam no espaço reservado aos carros.

Em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, a situação não é diferente. Um motorista usa tijolos para sinalizar a interdição da pista da Avenida Domingos Ferreira ocupada pelo caminhão. Na Avenida Conselheiro Aguiar, é a entrega de água que atrapalha. Até a calçada é invadida.

Na capital, o estacionamento para carga e descarga deve obedecer ao regulamento em vigor desde o começo do ano passado. Na área central, os motoristas de caminhão podem usar vagas de Zona Azul devidamente sinalizadas. Há 140 específicas para isso. A permanência é de até uma hora, entre 6h e 20h. O veículo não deve ter mais que 6 metros. Se for maior, o trabalho deve ser feito entre 20h e 6h.

Já em Boa Viagem, as áreas de carga e descarga ficam nas baias da avenida. Os horários permitidos são entre 5h e 8h e das 17h às 20h. No restante da cidade, não há sinalização, mas a CTTU recomenda que comerciantes reservem uma vaga para esse fim próxima ao estabelecimento.

Segundo a CTTU, há cerca de 200 agentes por turno para fiscalizar o serviço. A multa para quem comete a infração varia de R$ 53 a R$ 127. \”Nós temos 559 agentes nos três turnos em toda a cidade. Eles cobrem a ocorrência de acidentes, fiscalização da Zona Azul e de todos os corredores. Estamos fazendo o levantamento dos corredores de transporte para identificar os problemas desse serviço de carga e descarga. Não há prazo e o estudo vai ser feito ao longo do ano, dialogando com todos os envolvidos\”, afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Do G1