Os motoristas de caminhão contratados pelas empresas de transporte de cargas vão receber até o final deste ano uma cartilha que explica a correta disposição dos resíduos gerados por suas atividades. O conteúdo da cartilha será elaborado por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, com a colaboração do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná). O Setcepar ficará responsável pela reprodução e distribuição do material às empresas associadas.
A cartilha aborda a conduta ambiental em locais como estradas, pátios, escritórios e oficinas. \”Entre os resíduos gerados por essas empresas estão papéis, plásticos, óleos de diversos tipos e seus recipientes, filtros de diesel, combustíveis, além de cargas avariadas por manuseio indevido ou sinistro\”, explica o diretor-geral da Secretaria, Allan Jones dos Santos.
Além da correta destinação desses materiais, a cartilha pretende estimular a redução do descarte de papéis e copos plásticos. Para o presidente do Setcepar, Fernando Klein Nunes, o material também pretende divulgar ações de preservação do meio ambiente entre os associados e fazer com que as transportadoras sejam mais responsáveis com o meio ambiente.