Visando atender demandas específicas de clientes, a MWM International passou a utilizar um software que simula situações e oferece previsões sobre desempenho, potência, aceleração, consumo de combustível e emissões de poluentes de motores diesel aplicados em caminhões e ônibus. Este modelo de cálculo, que simula um veículo virtual, é utilizado pela primeira vez em veículos comerciais no País.
Celso Argachoy, gerente de Engenharia de Projetos da companhia, destaca que após o desenvolvimento da metodologia de simulação básica, pode-se ainda incrementar o código, utilizando técnicas de lógica neural para que a simulação determine, após sucessivas iterações, os melhores parâmetros de funcionamento do motor e do veículo no qual ele é aplicado. “É possível simularmos o comportamento de um veículo descendo ou subindo uma serra, por exemplo, variando a calibração do motor e as características do veículo diretamente no computador, antes mesmo de construir um protótipo”, explica.
Segundo a fabricante, com a aquisição deste software foi possível reduzir o custo, tempo, agilidade, segurança nos processos, além de aumentar a precisão nas avaliações. “Sem a ferramenta seria necessário o teste de cada uma das diferentes opções, com montagem de protótipos do veículo com várias configurações de motor, o que demandaria muito mais tempo e custo”, complementa Argachoy.