A nova fase da Foton no Brasil – que desde o início do ano atua como subsidiária da marca na China – está sendo marcada por planos ousados e lançamentos de veículos comerciais para atender ao mercado de 3,5 a 17 toneladas. A empresa está otimista com a sua participação no País e planeja fechar esse ano com mil unidades licenciadas. Para 2026 a meta é comercializar 10 mil veículos e em 2028 conquistar 10% do mercado total de caminhões, ou seja, entre 13 e 15 mil unidades.

Outro plano importante diz respeito a expansão da sua rede de concessionárias. Atualmente a empresa disponibiliza 30 casas e a ideia é fechar 2024 com 45. Para os próximos cinco anos, a ideia é chegar a 90 pontos de atendimentos espalhados pelo País. 

Para o vice-presidente da Foton, Willians Jiang, o Brasil é um dos países mais importantes para a empresa quando o assunto é globalização. “Estamos muito felizes com a nossa participação no País. Vemos o mercado brasileiro como um importante parceiro de distribuição e produção. Montamos um planejamento estratégico de crescimento, desenvolvimento, alianças e investimentos”, afirmou.

O executivo adiantou ainda que tem planos de ter uma linha de montagem no Brasil porém, existe a possibilidade também de firmar parceria com alguma fabricante e utilizar a linha de montagem. Mas essa discussão vai ficar para 2028. Jiang destacou também que a Foton está presente em mais de 100 países e tem 22 fabricas espalhadas pelo mundo. A expectativa é inaugurar mais seis unidades.  

Foton no Brasil: nova linha de caminhões

Para seguir dentro desse cenário otimista a Foton apresentou uma nova linha de veículos comerciais Euro6 para tender aos segmentos de semileves até semipesaodos. Alguns veículos já estão homologados e devem aterrissar em solo brasileiro a partir do segundo semestre desse ano.

Os veículos apresentados são o caminhão semipesado Auman 17T (com Peso Bruto Total de 17 toneladas), duas versões do caminhão semileve Aumark S 315 (com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas), duas versões do mini caminhão Wonder (com capacidade de carga útil de até 1.495 kg) e duas picapes híbridas Tunland, V7 e V9. 

foton no brasilOs mini caminhão Wonder estão em processo de homologação e devem estar disponível para venda em janeiro de 2025 a partir de R$ 110 mil. E os pesados? Conforme explicou a fabricante, a meta é trazer caminhões nas versões 6×2 em 2025 e 6×4 no início de 2026.

Desde 2023, a Foton comercializa no mercado brasileiro os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas). Todos os modelos vão continuar sendo vendidos. 

“Entendemos que há um grande potencial de vendas para veículos comerciais Foton no Brasil devido ao crescimento de setores como o e-commerce e o agronegócio. Nossa meta de vendas no País é de crescer gradativamente e chegar a duas mil unidades em 2024. Em 2025, a projeção é de 3 mil unidades”, destacou Darren Lu, Diretor Geral da Foton Brasil.

Foton no Brasil: linha Aumark

A linha Aumark será a primeira a chegar em solo brasileiro. Os veículos já foram homologados e deverão estar disponível para venda em agosto com valor inicial de R$ 219 mil. Os caminhões semileves Aumark S 315 MT e Aumark S 315 AMT têm Peso Bruto Total (PBT) de 3.500kg, são equipadas com motor Cummins 2.5, 150 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Na versão S 315 MT, a transmissão é manual de cinco marchas da ZF e na versão S 315 AMT a transmissão é semiautomática (ou manual automatizada AMT) de cinco velocidades fabricada também pela ZF. 

foton no brasilFabio Pontes, diretor de operações da Foton Motor Brasil, afirma que a nova linha entrega economia de combustível entre 3 e 5% em relação a versão anterior além de redução nos custos operacionais. Ambos os caminhões vêm equipados com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela touchscreen tem 7 polegadas, freios a disco nas rodas dianteiras e freio a tambor nas traseiras, além de contar com sistema ABS (Sistema de Freios Antitravamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).  

“As duas versões também incluem um sistema de assistência de partida em rampa, que evita que o veículo recue em subidas íngremes, aumentando a segurança e o controle, além de câmera de ré e sensores de estacionamento que facilitam as manobras em espaços apertados, tornando as operações diárias mais seguras”, destacou Pontes.  

Foton no Brasil: linha Auman

Marcando a sua estreia no segmento de semipesados, a Foton apresentou o Auman de 17 toneladas. O primeiro lote está previsto para chegar em novembro com preço a partir de R$ 400 mil.  “Entre as vantagens desse veículo estão o baixo custo de manutenção, tecnologia embarcada e economia de combustível”, afirmou Pontes. Em relação as tecnologias de segurança, Pontes cita controle de estabilidade e de tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com sensores de estacionamento. Para a proteção dos ocupantes o veículo dispõe de  sistema de alerta de fadiga do motorista (FMS) e a detecção de ponto cego (BSD).

foton no brasilO Auman 17T vem equipado com motor Cummins F4.5L, 4 Cilindros, com sistema Common Rail, conforme asa normas P8. O motor entrega  220 cavalos de potência e 820 Nm de torque. A transmissão é manual de 6 velocidades da ZF e o sistema de tração traseira com diferencial autoblocante assegura  aderência em diversas condições de piso. Para o primeiro trimestre do próximo ano a transmissão automatizada estará disponível. O veículo possui também freios a tambor nas quatro rodas, com sistema ABS (Sistema de Freios Antitravamento) e ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade). 

 

 

 

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