A economia de diesel impacta diretamente no faturamento do caminhoneiro autônomo. Portanto, é muito importante adotar algumas medidas na tentativa de reduzir o consumo de diesel, melhorar e eficiência no consumo e tornar suas operações mais sustentáveis. As orientações vão desde o controle do pé no acelerador, atenção ao conta-giros, evitar excesso de carga, pneus calibrados, troca de marchas na hora certa e manter em dia a manutenção do caminhão, entre outros procedimentos que na prática dão resultados.

Manter o caminhão em boas condições é um dos pontos fundamentais. Afinal, o caminhão com uma manutenção feita de maneira regular garante desempenho mais eficiente. 

Os pneus também contribuem para o consumo de combustível. Assim, os  pneus devem estar sempre devidamente calibrados. Os pneus subinflados aumentam a resistência ao rolamento e como consequência diminui a eficiência do combustível. A velocidade também interfere no consumo. Em velocidades altas, por exemplo, o consumo de combustível aumenta significativamente. Mantenha uma velocidade constante e moderada para otimizar o consumo.

Outra dica é utilizar o freio motor, especialmente em descidas. O componente é de grande relevância para a direção econômica e redução de consumo de combustível e de componentes do caminhão é o freio motor, também conhecido como freio auxiliar. Todo motorista conhece e sabe bem que se trata de um sistema capaz de aumentar a segurança evitando aquecimento do sistema, e de reduzir a manutenção do conjunto de freio de serviço. Porém, cabe acrescentar que seu uso de modo correto traz também economia de diesel.

Economia de diesel passa pelo modo de dirigir

O controle é o principal elemento que contribui para a redução do consumo de combustível. Sem ele não há como diminuir. Neste quesito, Lauro Valdivia explica que é importante saber com precisão qual é a média de consumo do caminhão para se atuar na redução. “Sem controle não se sabe qual a média de consumo e se as ações estão ou não causando efeito positivo”, diz.

No mais, a redução passa pela forma de dirigir, na qualidade da manutenção, do combustível e até a calibragem dos pneus tem influência. “Motoristas que trocam a marcha no momento correto acabam freando menos, pois utilizam mais o freio motor. Por outro lado, manter o motor bem regulado, pneus calibrados e troca de óleo em dia também contam muito”. O engenheiro acrescenta ainda que fretes em distâncias mais curtas não resolve a questão da economia, porque também se recebe menos pelo transporte.

“Outro elemento que pode contribuir para se queimar menos combustível na viagem é boa qualidade das estradas, pois se fossem melhores o consumo melhoraria, assim como a produtividade do caminhão”, acrescenta Lauro Valdívia, destacando que o modo de dirigir o caminhão é o fator que mais impacta no consumo, podendo chegar a uma diferença de 20%.

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#48 Economia de Diesel